Guarda Municipal recebe curso de renome mundial em primeiro socorros

Guarda Municipal
06/11/2015 18h03

A Prefeitura de Aracaju busca qualificar, cada vez mais, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Integrantes do Grupo Tático Operacional (GTO), da Ronda da Capital (Rondac) e do Ciclo Patrulhamento da GMA participaram de curso de atualização em suporte básico de vida, segundo a norma da American Heart Association, ministrado por Francisco de Almeida, educador técnico em primeiros socorros formado pela Cruz Vermelha Brasileira.

De acordo com Francisco, as técnicas empregadas no curso são as mais modernas. "O curso básico com duração de dez horas-aulas tem como finalidade capacitar os integrantes das forças de segurança pública, nesse caso específico, a corporação da Guarda Municipal de Aracaju para as ocorrências que demandem uma intervenção imediata, principalmente em casos de mal súbito, traumas e reanimação cardíaca, que embora não seja muito noticiado, são as principais ocorrências com as quais se deparam os operadores de segurança pública no seu dia-a-dia", afirma. 

O curso propõe que os guardiões saiam capacitados para prestar o suporte básico de vida em casos com ou sem trauma, dentro da norma de 2015, segundo a American Heart Association, no mesmo padrão de qualidade dos bombeiros no mundo inteiro.

"Eu acredito que na região nordeste do Brasil, a Guarda Municipal de Aracaju seja a primeira que está se atualizando dentro das normas de 2015. Isso se dá, porque a GMA é diferenciada em relação às guardas de outras cidades, inclusive de outras capitais Brasil afora, pois ela é ponta nas ocorrências e diversas vezes acaba realizando a primeira intervenção junto ao cidadão que necessita de um socorro imediato. Por estar muito próximo ao cidadão, o guarda municipal acaba, em muitos casos, chegando primeiro que o Corpo de Bombeiros e que o SAMU. Por isso é importante que esse agente público consiga dar as condições necessárias de socorro num alto padrão, para que transcorra com segurança a evolução do atendimento pré-hospitalar".