Avenida Canal 5 sofre ação de vândalos

Obras e Urbanização
16/11/2015 15h11

 

Em 2014, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB), realizou intervenções urbanísticas na Avenida Dr. José Thomas D'Ávila Nabuco com Murilo Dantas (avenida Canal 5). As medidas modificaram a paisagem e a infraestrutura da localidade e trouxe bem-estar aos usuários, através de instalação de aparelho de atividade física e reforma de bancos.

Os aparelho e bancos servem para práticas de atividades físicas e dar comodidade para a população que quer utilizar o espaço público para o lazer, além de contribuir para a melhoria da mobilidade urbana. Mesmo assim as melhorias já foram alvo de vandalismo.

O estudante Gabriel Victor conta que já viu pessoas que ficam em pé sobre os bancos. "A Prefeitura faz a melhoria para o povo e o próprio povo quebra. Já vi gente que fica em pé nos bancos que foram feitos para sentar. Eu fico insatisfeito com essas coisas. Esse vandalismo só prejudica a comunidade", comenta.

A dona de casa Rosineide do Nascimento vê esses atos de depredação com um descaso com a sociedade. "Algo que é para o nosso bem é destruído por uma minoria. Muitos reclamam que não tem a estrutura e nem os aparelhos, mas quando passam a ter não cuidam ou vandalizam", revela.

Para Sérgio Reis, também morador da localidade, é preciso que a população crie consciência. "O vandalismo é praticado por parte da população. Algo que é para todos utilizarem alguns acabam quebrando e prejudicando aos outros. É preciso que a população conserve, pois não é feito para o prefeito e sim para a comunidade utilizar", conta.

A obra

A obra de urbanização da avenida Canal 5 foi inaugurada em março de 2014. Orçada em mais de R$ 7 milhões, são mais de 1.800 metros de extensão de obras que englobam micro e macrodrenagem, construção de calçadas, ciclovias, conservação e plantio de árvores, restauração do pavimento do entorno, iluminação e sinalização, além de espaço para praticar exercícios físicos e atividades de lazer de toda a extensão das duas avenidas.

Guarda Municipal

É válido ressaltar que toda e qualquer atitude de pichação, destruição ou violência ao patrimônio público é crime previsto pelo Código Penal Brasileiro, no Artigo 163. A pena aplicada para estes casos é de detenção de seis meses a um ano, além de multa. Para denunciar qualquer tipo de vandalismo, o cidadão pode denunciar para a Guarda Municipal (153) ou a Polícia Militar (190).