Descarte irregular de lixo é fiscalizado pela Prefeitura de Aracaju

Serviços Urbanos
16/11/2015 17h36

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), busca, diariamente, eliminar os pontos críticos de descarte irregular de lixo, onde são encontrados restos de materiais de construção, podas de árvores e resíduos domiciliares. Nestes pontos, verifica-se que a população não aguarda os dias da coleta.

Para coibir este descarte ilegal nas vias da cidade, as Secretarias do Meio Ambiente (SEMA), Emsurb, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) têm somado todos os esforços para eliminar esses pontos críticos e, a partir deste trabalho contínuo, já conquistou resultados satisfatórios.

Por mês, são retirados o equivalente a nove mil toneladas dos 300 pontos irregulares da cidade. Durante as operações promovidas nestas ações conjuntas nas avenidas Minas Gerais (Hospitais da Polícia Militar e Santa Isabel), Airton Teles, Visconde de Maracaju, dentre outras, foram realizadas várias apreensões e notificações para carroceiros e contratantes.

O lixo traz várias consequências quando é descartado de forma inadequada, pois obstrui os canais contribuindo para o alagamento da cidade em período de chuvas. Além disso, os resíduos sólidos contaminam o meio ambiente, devido à sua decomposição, além de acarretar desequilíbrio ecológico. Não devemos esquecer a quantidade de doenças que são causadas pelo acúmulo de lixo e pelo descarte irregular.