Com recursos próprios, convênios e parcerias, Prefeitura amplia acesso à qualificação profissional

Formação para o Trabalho
18/11/2015 11h39

Quanto mais a gente domina alguma tarefa, maiores são as chances de executá-la da maneira mais eficiente possível. A mesma lógica vale para o cargo exercido numa empresa ou para um novo negócio empreendido. É seguindo essa linha de raciocínio que a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), desempenha as ações ligadas à qualificação profissional. E os números alcançados ao longo de 2015 dão ainda mais credibilidade a esta atuação.

A cada mês, a Fundat oferece cursos de curta duração (denominados cursos livres) voltados para a obtenção de renda. Somente este ano, entre os meses de fevereiro e novembro, foram disponibilizadas 8.500 vagas em cursos livres - um aumento de 116% em relação ao mesmo período de 2014 (3.920 vagas). Somadas às outras 3.835 ofertadas em 2013, a Prefeitura de Aracaju já possibilitou o acesso de 16.255 cidadãos aos cursos gratuitos desta modalidade.

Ao todo, em 2015, 353 turmas foram formatadas em toda a cidade: 150 nas Unidades de Qualificação Profissional (UQPs) da Fundat, distribuídas nos bairros Santa Maria, 17 de Março, Coroa do Meio, Santos Dumont, Jardim Centenário, Porto D'Anta e nos conjuntos Jardim Esperança e Augusto Franco; 71 turmas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras); e outras 132 em instituições parceiras da Fundat, a exemplo de igrejas e associações comunitárias.

Desse modo descentralizado, moradores de diferentes localidades puderam se aperfeiçoar em áreas como artesanato, culinária, informática, telemarketing, vendas e língua estrangeira. "São cursos com características variadas, destinados ao desenvolvimento de competências relacionadas ao exercício de atividades geradoras de renda", explica a diretora de Formação Profissional da Fundat, Maria Socorro de Melo. Vale lembrar que, em relação aos cursos livres, todo o montante de vagas e turmas é viabilizado graças aos recursos próprios do Município.

Integração

A Fundat também articulou a oferta de cursos de capacitação (mínimo de 160h) voltados para a inserção no mercado de trabalho, como acontece desde 2013, através de convênios com instituições públicas e privadas. Exemplo disso são os Programas de Gratuidade dos Serviços Nacionais de Aprendizagem Comercial (Senac) e Industrial (Senai). Por meio deles, a Fundat ofertou, este ano, 678 vagas em cursos profissionalizantes, totalizando 34 turmas. Foram 6.660 horas/aulas de conhecimento para os aracajuanos, com o know-how do Sistema S.

Além disso, a Fundação manteve as pactuações com o Governo Federal visando à liberação das vagas referentes ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Desta vez, 453 vagas foram liberadas, com a abertura de 22 turmas. "O fortalecimento das parcerias é parte integrante das ações da Fundat, oportunizando uma educação profissional de qualidade direcionada à população de baixa renda", finaliza a diretora Socorro de Melo.