Alunos do curso de Recepcionista de Eventos vivenciam práticas profissionais da área

Formação para o Trabalho
19/11/2015 15h27

Não há nada mais recompensador para um aluno do que colocar em prática os conhecimentos assimilados em sala de aula. Esta experiência pôde ser vivenciada pela turma do curso de Recepcionista de Eventos ao promover o projeto "Ciclo de Palestras: O homem em busca do equilíbrio", realizado nesta quarta-feira, 18, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O curso é oferecido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Sob a supervisão do professor Valter de Souza, o evento trouxe vários palestrantes que abordaram temáticas reflexivas a respeito da busca pelo bem estar profissional e pessoal do indivíduo. Segundo ele, a iniciativa surgiu a partir das ideias apresentadas pelos próprios alunos, orientadas por suas sugestões. "É um evento prático e profissionalizante que envolve todas as técnicas de protocolo e cerimonial", afirma o instrutor do Senac, contente em proporcionar uma oportunidade de execução dos ensinamentos transmitidos ao longo do curso.

Desenvolvendo o aprendizado

A aluna Rosânia Andrade, 40, optou por participar do curso com o objetivo de aprimorar os serviços de recepcionista que desenvolve na igreja que frequenta. Segundo ela, foram dias de planejamento e ensaio para que as etapas do evento fossem executadas da melhor forma. "Para mim, é uma experiência legal ter contato com outras pessoas e exercer o que aprendi em sala de aula", conta Rosânia, que também já fez cursos de artesanato ofertados pela Fundat.

Cristiane Farias, 31, e Augusto Pinheiro, 22, são casados, há dois anos trabalham com organização de eventos e decidiram se matricular na mesma turma. "Está crescendo, todo lugar precisa de um cerimonialista e recepcionista. Hoje em dia, é preciso capacitação para se conseguir um emprego", diz Cristiane. Para Augusto, participar do curso é uma maneira de aperfeiçoar o trabalho que vem exercendo. "É bastante proveitoso, porque traz a realidade para mais perto do aluno, mostrando como ele deve agir profissionalmente", ressalta o rapaz, que almeja formalizar o negócio.