Moradoras do José Conrado de Araújo concluem curso de lanches na Inclusão Produtiva

Assistência Social e Cidadania
19/11/2015 18h22

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) encerrou, hoje, o curso de ‘Lanches Quentes e Frios’ na Inclusão Produtiva, unidade vinculada ao órgão que está localizada no bairro José Conrado de Araújo. Promovido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), o curso certificou mais de 20 aracajuanos que, a partir de agora, terão a oportunidade de gerar renda extra para as famílias.

Segundo a instrutora do curso, Aline Rosa, os alunos aprenderam técnicas de higiene que são exigências da vigilância sanitária, separação e manipulação de alimentos, finalização de pratos, apresentações diferenciadas de um mesmo produto e formas de gerar renda com os lanches.

“Eles aprenderam técnicas de higiene que são primordiais e exigências da vigilância sanitária, primeiramente. Depois separação e manipulação de alimentos. Coloquei como exemplo um sanduíche de metro, como monta e apresenta o produto, seja em um jantar ou para vender de forma individual. Os alunos gostaram muito e já vi resultados imediatos”, destaca a instrutora.

Curso

Com duração de 12 horas, o curso contou com a participação de um usuário do Acolher, unidade de acolhimento provisório da Semfas, que se juntou aos demais alunos para adquirir um novo aprendizado. “Apesar de ser pessoa com deficiência, Matheus (usuário do Acolher) concluiu o curso e foi certificado. Ele mostrou que aprendeu a fazer os lanches e tudo que a instrutora ensinou”, ressalta a coordenadora da Inclusão Produtiva, Ana Joelina.

Para Tereza Cristina Silva, moradora do José Conrado de Araújo, os cursos são uma excelente oportunidade para gerar renda extra. “Eu sempre participo dos cursos aqui na Inclusão Produtiva. Acho que já fiz uns 15. Hoje, faço coisas para vender e sempre quero aprender. Gostaria de agradecer à prefeitura por ter a oportunidade e acesso a esses cursos”, revela Tereza Cristina.

Devido à procura na comunidade, o curso abrirá nova turma já na próxima segunda, 23. “Abriremos uma nova turma com 25 participantes na segunda. Já tivemos aqui os cursos de auxiliar de cozinha, bolo confeitado e doces e salgados, além dos de artesanato. Os alunos nos contam que estão gerando renda para as famílias, vendendo doces na porta ou em eventos. A comunidade aqui recebe muito bem todos os cursos”, destaca a assessora da coordenadoria da Inclusão Produtiva, Rivandete Ribeiro.

Para participar do próximo curso, o candidato deve ir à Inclusão Produtiva, situada na Rua Alagoas (ao lado do CSU) e, no ato de matrícula, apresentar RG, CPF, comprovante de residência (com CEP de Aracaju) e declaração de escolaridade (ou histórico escolar). Para aqueles que tiverem 16 ou 17 anos, será necessário o acompanhamento do responsável.