Prefeitura promove educação de forma criativa com Jogos Digitais

Educação
19/11/2015 20h45

Aliar conhecimento, tecnologia e diversão. Essa é a forma criativa que a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem utilizado para estimular o processo de aprendizagem e melhorar cada vez mais a qualidade do ensino na capital sergipana. Com as Olimpíadas de Jogos Digitais em Educação (OJE), os resultados obtidos tem sido motivo de orgulho para a administração municipal.

Nesta quinta-feira, 19, o Ginásio do Sesi do conjunto Augusto Franco foi palco da final das III Olimpíadas de Jogos e Educação. O prefeito João Alves Filho, incentivador das inovações no âmbito educacional, fez questão de prestigiar o evento e parabenizar todos os envolvidos.

"É um orgulho para todos nós, dez mil alunos das escolas participando desse torneio. Claro, tinha que ter um vencedor, mas todas as equipes se saíram muito bem. Então isso mostra que os alunos que chegaram à final estão muito bem preparados. É um orgulho, são alunos da rede pública que estão recebendo um padrão altíssimo de tecnologia para aprimorar o ensino, e isso é o maior patrimônio desse alunado", enfatizou o prefeito.

Após uma competição disputada entre as quatro escolas finalistas, a equipe da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira, com o time intitulado "Os Lendários", venceu e levou o troféu de campeão para casa. As Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação fazem parte do projeto educacional da Semed, em parceria com a Joy Street, empresa idealizadora do software que é utilizado nos Jogos.

Aprendizado

A OJE tem como objetivo maior promover o ensino de uma forma descontraída, em que os alunos se divirtam enquanto aprendem sobre assuntos variados. Para a secretária municipal de Educação, Márcia Valéria, essa é a maior conquista dos Jogos.

"Todos que fazemos a Semed ficamos muito felizes por estarmos oferecendo um programa como esse. Nós sabemos das motivações de todos na escola, e temos o conforto de saber que os objetivos já estão sendo atingidos. Além de fazer o aluno aprender com satisfação e uma linguagem divertida, esse projeto estimula o surgimento de outros valores. Não é apenas a aprendizagem focada no conhecimento, mas outros elementos que fazem parte da formação, como o trabalho em equipe, o ritmo de aprendizagem, elaboração de estratégias e a cooperação do trabalho em grupo", avalia a secretária.

Ao todo, cerca de 10 mil alunos, de 18 escolas diferentes participaram da competição, divididos em 246 equipes, que ao longo do ano disputaram entre si. As quatro equipes vitoriosas receberam prêmios conforme a sua posição no ranking. A equipe vencedora ganhou uma viagem para Recife, podendo levar um acompanhante. O segundo lugar recebeu um dia na fazenda Boa Luz, também com direito a acompanhante. Já o terceiro e quarto lugar receberam cartões no valor de 50 reais.

Crescimento

Fred Vasconcelos, diretor executivo da Joy Street, afirmou que, conforme os anos passaram, Aracaju cresceu e superou obstáculos quesito educação. Quando a empresa foi contratada pela atual gestão, o objetivo era desenvolver a educação municipal de formas diferenciadas e criativas para aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básico (IDEB), uma das metas da administração do prefeito João Alves Filho para a cidade.

"Quando chegamos aqui, a motivação andava baixa, mas depois de três anos eu posso garantir que Aracaju decolou e começou a crescer no IDEB. Isso é reflexo do uso do software na escola, que gera alta motivação e engajamento com o ato de aprender, além de integrar alunos com  professores e gestores, de maneira divertida. Afinal de contas o modo da Joy Street é aprendizagem com diálogo e diversão, então eu acho que estamos cumprindo bem este papel em Aracaju", afirmou Fred.