Dia do cordelista é comemorado na Biblioteca Mário Cabral

Cultura
20/11/2015 13h43

Comemorar o dia do cordelista através do incentivo à leitura. Foi com esse intuito que a Biblioteca Mário Cabral, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju, realizou na manhã de ontem, 19, uma atividade especial que contou com a presença dos alunos da Escola Municipal Professora Maria Thétis Nunes. A atividade realizada em parceria com o “Projeto dos Sonhos” possibilitou a cerca de 30 crianças o contato direto com a literatura de cordel.

O Projeto dos Sonhos leva um pouco da cultura sergipana e do Brasil para crianças de várias idades. Dessa vez os alunos da segunda série do ensino fundamental tiveram a oportunidade de conhecer a literatura de cordel. O cordel “Aqui é tudo Azul” da cordelista Isabel Nascimento, baseado no texto “Aqui é tudo Azul”, de Raí Gomes, foi apresentado aos pequenos.

Presente no evento, a cordelista sergipana explicou para as crianças como é feito o cordel e contou com a ajuda dos pequenos, dando a oportunidade de participar da roda de leitura lendo trechos do cordel. No fim da roda os alunos participaram de uma atividade onde eles tinham que desenhar um personagem que fazia parte do cordel, a alegria do colorir invadiu a biblioteca.

Para a coordenadora da biblioteca, Verônica Cardoso, a Mário Cabral é um lugar que concentra informação. “O intuito é divulgar a informação e disseminar para essas crianças a importância do hábito da leitura para que elas tenham ainda mais conhecimento”, contou.

Segundo, Ângelo Santos, coordenador cultural do projeto, o objetivo é levar o conhecimento a mais crianças, trabalhando sempre com manifestações literárias regionais a exemplo do cordel e livros infantis de autores locais, enaltecendo sempre a cultura local”, falou Ângelo que ressaltou ainda a importância do evento acontecer exatamente no dia do cordelista.

“Dar a chance aos alunos de conhecer esse projeto, é muito importante, ontem foi o 19 de Novembro, dia Nacional do Cordelista, e se faz necessário que não somente no dia de ontem, mas todos os dias levemos o conhecimento da nossa própria cultura para os demais”, completou. Além de participarem das atividades, os pequenos puderam conhecer também toda a estrutura do Centro Cultural de Aracaju, que inclui cinema, teatro, sala da cultura popular e salas de exposições.