Curso de Designer de Figurino é iniciado no Centro Cultural

Cultura
23/11/2015 16h12

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) iniciou, na manhã de hoje, 23, o curso de Designer de Figurino. A oficina, que foi recorde de inscrições é uma realização da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco, através do Centro Audiovisual Norte-Nordeste, por meio da parceria entre o órgão e a Funcaju.

O curso está sendo ministrado pela figurinista Rosângela Nascimento. Conceituada no ramo audiovisual, Rosângela é responsável por alguns figurinos de sucesso a exemplo dos trajes utilizados nos filmes “O Filho do Holocausto”, documentário de Pedro Bial, e “O Homem das Multidões”, de Caio Guimarães e Marcelo Gomes.

O primeiro dia foi marcado pelo tom de conversa. Segundo Rosângela é uma forma de relaxar e conhecer um pouco sobre a turma. A interação no primeiro momento permitiu, não somente a descontração como também o esclarecimento de dúvidas, que foram sanadas de imediato pela monitora.

A oficina que teve início hoje, 20, segue até a próxima sexta-feira, dia 28, no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega). Com 40h de duração os alunos aprenderão não só sobre a história do figurino e sua importância para os produtos audiovisuais, como também produzirão um figurino.

“Eu vim aqui trocar uma experiência com todos esses alunos. Então, eu trouxe todos os elementos de um departamento de figurino que vai, desde o roteiro, que a gente vai ler junto, até todo detalhamento de todas as planilhas, cronogramas e controles que existem dentro do departamento de figurino. Tudo isso é para que eles saibam como é realizado todo o processo de construção do figurino em volta desse roteiro até que o traje entre em cena. Junto a isso, eu trouxe algumas experiências, alguns trechos de filmes que eu fiz, para a gente ver junto e bater um papo bem construtivo”, falou.

A estudante universitária, Vanessa Correia, conta que escolheu participar do curso devida a sua relação com a área. “Eu faço faculdade de teatro na Universidade Federal de Sergipe e estou pegando justamente uma disciplina de figurino. Participar dessa oficina vai me ajudar a aprofundar meus conhecimentos na área e ainda ampliar meus conhecimentos. Fora que me deixará preparada, caso eu necessite montar de um figurino”, disse.

Já a artesã e costureira Juliana Aguiar viu o curso uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos. “Eu resolvi participar para melhorar e dar direcionamento a minha arte. Como eu já prático, já costuro há algum tempo, eu vim aprimorar meu conhecimento e assim tentar expandir meu negócio”, contou entusiasmada.

O curso tem como principal finalidade estimular os alunos a entenderem o que é o figurino e qual papel do figurinista dentro do processo fílmico de um longa-metragem percorrendo todas as etapas que inclui a pesquisa, composição e a elaboração do figurino. As aulas seguem até a próxima sexta-feira, dia 28.