Obra da Praia Formosa ganha ritmo e entra em nova etapa

Infraestrutura
23/11/2015 17h32

A urbanização do novo calçadão da Praia Formosa, localizado no barro 13 de Julho, prossegue e uma nova etapa começa a dar forma ao belo conjunto arquitetônico e urbanístico que fundamenta a obra. Após a instalação de nove postes de iluminação, da execução das fundações do paredão de escaladas, da confecção de 90% das calçadas e da implantação de toda a tubulação para receber a iluminação, a empresa contratada para executar a obra iniciou, na manhã desta segunda-feira, 23, a concretagem das estruturas de cintas, das vigas e da laje da marquise.  

“O andamento da obra está em ritmo normal, estamos cumprindo o prazo que nos foi proposto e  seguimos em três etapas. Essa é a primeira fase, onde é utilizada a laje de concreto maciço armado e 18 toneladas de aço para que seja lançado o concreto. Cerca de 40 a 45% abrangem a marquise (Pequena cobertura que protege a porta de entrada. Cobertura, aberta lateralmente, que se projeta para além da parede da construção), que significa quase a metade. Em seguida, as outras duas etapas’’ comentou um dos engenheiros responsáveis pela obra, Ricardo Anastácio.

Também está em execução a cravação das estacas para a construção do pier. Todo este arcabouço técnico se dá em virtude da natureza da obra que se constitui de elementos que conciliam técnica e precauções de impactos ambientais. Portanto, possui algumas diferenças das obras tradicionais de engenharia civil, como construção de escolas ou prédios, onde se observa, rapidamente, a construção de paredes e a verticalização da obra.

Para conseguir imprimir um ritmo de trabalho satisfatório, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), estabeleceu um cronograma que obedece a critérios técnicos e tenta responder às expectativas da população. Orçada em aproximadamente R$ 5 milhões, o projeto conta com um paisagismo que terá espelho e túnel d'água, jardim vertical e espaço de convivência sombreado. Os frequentadores do espaço também serão contemplados com Internet gratuita, através de pontos com Wi-Fi espalhados em locais estratégicos.

Aprovação da população

‘’Essa obra que está sendo realizada vai ficar muito boa. Passo por aqui todos os dias e vejo que a cada dia tem sido feito alguma coisa. A Prefeitura tem se empenhado e acredito que vai ajudar no meu trabalho. Parabéns! Obras assim só o prefeito poderia fazer’’ afirmou o vendedor de picolé, Adriano.

Para Rita Valente, moradora do bairro há mais de 60 anos, essa é uma obra maravilhosa. ‘’Agora sim nós vamos poder usufruir melhor da praia formosa. A marca de Sergipe é a acolhida e com mais um ponto turístico na cidade, esse marca só vai aumentar. É acréscimo para nós que moramos aqui nessa região e creio que para o turismo local também. A prefeitura tem feito grandes obras, que continue’’ comentou.

‘’Se não fosse a realização dessa obra, essa localidade estaria comprometida com a elevação do nível da água, podendo prejudicar aos moradores e a nós que trabalhamos por aqui. Vejo que é uma obra muito importante e trará muitos benefícios’’, disse o porteiro, Jhônatas.