Reforma do Abrigo Caçula Barreto segue adiantada

Assistência Social e Cidadania
23/11/2015 17h32

Proporcionar um ambiente acolhedor com estrutura física adequada às crianças que se encontram acolhidas nos abrigos municipais é prioridade para a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Por isso, através da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), a PMA tem reformado e reestruturado as unidades de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, a exemplo do Abrigo Caçula Barreto, para que o acolhimento seja semelhante a uma residência comum com todo o conforto e segurança que a criança precisa.

O abrigo Caçula Barreto acolhe crianças e adolescentes de 0 a 17 anos (do sexo masculino) sob medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos ou pela impossibilidade de cuidado e proteção da família. Para disponibilizar uma estrutura física ainda melhor para os acolhidos, a Semfas iniciou uma reforma total na unidade com retelhamento, renovação de todas as esquadrias, reforma e melhoria dos banheiros com foco na acessibilidade, pintura interna e externa, acabamento de tetos em forro de PVC em todos os ambientes e inserção de ar-condicionado e bebedouros.

A reforma segue adiantada com data prevista para entrega até o meio de dezembro. Enquanto isso, as crianças e adolescentes do Caçula estão acolhidas temporariamente em outra residência. Aspectos como conforto, características residenciais externas comuns, existência de espaços individuais e áreas exclusivas para serviços especializados também foram levados em consideração na escolha do espaço temporário.

Além do Abrigo Caçula Barreto, a PMA, através da Semfas, segue transformando e reestruturando as unidades socioassistenciais da capital sergipana com destaque para a reforma do Abrigo Sorriso e a reestruturação e entrega de novo mobiliário para os quinze Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e quatro Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) de Aracaju.