Conselheiros Tutelares de Aracaju participam de capacitação na FANESE

Assistência Social e Cidadania
24/11/2015 08h18

Os 25 anos em prol da cidadania e da proteção integral dos direitos humanos de crianças e adolescentes foram tema de capacitação dos Conselheiros Tutelares da capital sergipana, ocorrido na Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese). Com foco no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o curso de extensão teve início no dia 26 de outubro e finalizou na última segunda, 23 de novembro. 
 
Segundo a responsável pela iniciativa, a professora mestra Antonina Galotti Leão, a capacitação teve como intuito apresentar aos conselheiros tutelares conteúdos essenciais à atividade prática nos Conselhos com assuntos pertinentes à atuação cotidiana dos conselheiros, de forma a fomentar discussão e reflexão sobre variados temas ligados aos Direitos da Criança e do Adolescente.
 
“O debate sobre as dificuldades vivenciadas pelos Conselhos Tutelares em nosso país tem se intensificado, assim como a cobrança que recai sobre a função dos conselheiros, que normalmente não se sentem preparados”, observou Leão, lembrando que a capacitação também teve como foco uma análise do cenário atual, em sintonia com as políticas internacionais acerca do ECA, das principais leis afins que envolvem a temática e ainda das Resoluções do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), além dos princípios instituídos pela Constituição Federal.
 
A presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Aracaju, Ana Lucia de Santana, apoiou a iniciativa e atestou que o quantitativo de Conselheiros Tutelares de Aracaju participantes no curso foi bem expressivo. “É importante que Instituições Acadêmicas venham somar na luta pelos Direitos da Criança e do Adolescente, por isso capacitações desse nível são sempre bem vindas”, ressaltou a presidente. 
 
No último dia de curso, o Grupo de militares do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) participou das explanações e explicou sobre a importância do trabalho de prevenção ao uso indevido de drogas e da violência e como é o trabalho do policial na rede de proteção. 
 
Conselheiros Tutelares atuantes e recém eleitos se fizeram presentes a todos os dias da capacitação e aprovaram a didática. “Fiquei feliz em participar, foi uma forma abrangente de apresentar a rede de proteção, sobretudo hoje com a presença do programa PROERD da Policia Militar, profissionais experientes e tão atuantes nas situações do cotidiano. Todo conhecimento é essencial para desempenhar com mais eficiência nosso trabalho”, afirmou Florisa Jurubeba, Conselheira Tutelar, reeleita do 3º Distrito.