SMTT registra queda no número de acidentes na avenida Tancredo Neves

Transporte e Trânsito
24/11/2015 12h41

Campeã em número de acidentes de trânsito, a avenida Presidente Tancredo Neves, uma das mais importantes e movimentadas da capital sergipana, registrou uma queda acentuada nas ocorrências em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o Núcleo de Estatísticas da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), de janeiro a novembro de 2014 foram 858 acidentes, contra 556 registrados este ano. Uma queda de 35%.

A redução, segundo o diretor de Planejamento e Sistemas da SMTT, Francisco Navarro, deve-se a inúmeros fatores. "Neste período, a via sofreu várias intervenções que servem para melhorar o fluxo de veículos, a exemplo do cruzamento instalado em frente ao Makro. Atualmente toda a via conta com três faixas de rolamento e está sinalizada com placas de sinalização vertical e horizontal, semáforos e equipamentos de fiscalização eletrônica, que visam coibir excesso de velocidade e avanço do sinal vermelho", comenta.

Apesar de registrar uma queda considerável no número de acidentes de trânsito, a avenida Tancredo Neves ainda é a campeão em números absolutos. A líder do ranking é seguida pelas avenidas Heráclito Rollemberg com 300 acidentes (28,7% a menos que 2014) e avenida Beira Mar com 267 acidentes (39% a menos que 2014). Os dados são coletados pelo Sistema de Informação de Acidentes de Trânsito (Siatran), cuja fonte são órgãos como Instituto de Medicina Legal (IML), Justiça Volante, SAMU, CPTran, e a própria SMTT.

Francisco Navarro chama a atenção para um dado curioso: a avenida Tancredo Neves é a mais bem sinalizada da capital e ainda possui um excelente pavimento. Segundo ele, o trabalho de planejamento é contínuo e outras mudanças estão por vir. "A redução no número de acidentes é motivo de muita comemoração para nós. Sabemos que esta é uma das vias mais utilizadas pelos aracajuanos e precisa sempre estar em boas condições para que tenhamos mais fluidez no trânsito e menos acidentes", finalizou.