Programas Redução de Danos e DST/Aids promovem ações de saúde na capital

Saúde
24/11/2015 15h32

O Programa Municipal de Redução de Danos (PRD), em parceria com o Programa Municipal DST/Aids, realizaram na manhã desta terça-feira, 24, ações de promoção e prevenção a saúde no bairro Santos Dumont, Zona Norte de Aracaju, e no bairro Atalaia, na Zona Sul.

No bairro Santos Dumont, a ação contou com o apoio da Unidade de Saúde da Família (USF) da região, José Machado de Souza, e a intervenção aconteceu em um bar próximo ao terminal Maracaju. “Já trabalhamos com um grupo de alcoólatras há mais de dois anos. E a escolha do local é por conta do vínculo que precisamos ter com eles, intervindo em um local onde eles se sintam mais à vontade e daí estendendo e levando-os para nossa unidade. Priorizamos que a ação de hoje fosse pela manhã, porque ainda é um momento que eles não ingeriram álcool e podem absorver melhor as informações”, pontuou a apoiadora da 6ª Região, Davina Gois.

Foram realizadas palestras sobre o Câncer de Próstata e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), além da aferição de pressão arterial e medição de glicemia, com o apoio de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais da unidade. O médico Thiago Costa contou que esta é uma atividade ímpar, onde pode atrair muitos homens para os serviços de saúde. “A grande maioria dos pacientes que atendo, são mulheres, como já é sabido o homem normalmente não frequenta a unidade, e quando se trata de grupo de usuários de álcool e outras drogas, isso se agrava ainda mais, então intervimos em campo para alcançá-los também”, ressaltou.

No bairro Atalaia, a atividade contou com o apoio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, ofertando testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais. Segundo o coordenador do PRD, Wagner Mendonça, as ações são estratégicas. “Temos ampliado a cobertura das ações e levado para onde as pessoas têm necessidade, por isso são locais estratégicos. Estamos aqui com um grupo que o programa aborda sistematicamente, é um público que não acessa a unidade de saúde com facilidade. Promovemos aqui um espaço de cuidado em saúde, com rodas de conversa, onde tiramos dúvidas e aproximamos essa população da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)”.

A referência técnica do Programa Municipal DST/Aids, Marília Uchôa, afirmou que esta parceria fortalece a cobertura das ações à população mais carente. “O PRD é um dos nossos maiores parceiros e faz esse elo de ligação entre a população e os nossos serviços, gerando vínculo e levando prevenção para essa comunidade que tanto precisa”, finalizou.