Agência do Trabalhador participa do “Mutirão da Solidariedade” no bairro Ponto Novo

Formação para o Trabalho
25/11/2015 17h07

Na manhã desta quarta-feira, 25, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), esteve presente no "Mutirão da Solidariedade", evento realizado pela Sociedade Espaço Solidário Santo Antônio (Essa) no bairro Ponto Novo. Durante a ação, a Agência do Trabalhador, setor da Fundação responsável pelo encaminhamento dos cidadãos ao mercado de trabalho, proporcionou os serviços de emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), cadastro de currículo e formalização de Microempreendedores Individuais (MEIs).

No total, 12 currículos foram cadastrados, três MEIs se formalizaram e 21 Carteiras de Trabalho foram solicitadas. Desde 2014, quando a expedição da CTPS passou a ser efetuada pela Fundat, cerca de 4.000 documentos já foram confeccionados. "O que nos estimula é saber que estamos contribuindo para uma população comprometida com o lado profissional e que busca conquistar um emprego", afirma a coordenadora da Agência do Trabalhador, Sheila Monteiro.

Para a presidente da Sociedade Essa, Vera Torres, foi de suma importância receber o apoio e as atividades desenvolvidas pela Fundat na 11ª edição do mutirão. "Está sendo maravilhosa essa parceria. Quando a gente a procurou, ela chegou junto mais uma vez conosco, confiou e acreditou no nosso trabalho", relata Vera, ressaltando a relevância do órgão. "A Fundat é uma instituição muito respeitada e acreditada, principalmente quando diz respeito aos cursos de capacitação e profissionalização", enfatiza.

Beneficiários

Ao ouvir o anúncio do evento, Carla de Jesus, de 21 anos, não perdeu tempo e foi cadastrar o currículo com a esperança de conquistar o primeiro emprego com carteira assinada. "Tomara que eu consiga. Já é uma porta de entrada para eu crescer profissionalmente e construir uma carreira", acredita. Irmã de Carla, Carmi de Jesus, de 18 anos, também compareceu ao mutirão e seguiu o exemplo dela. "Eu achei bem interessante porque disponibiliza oportunidade para quem não trabalha, e eu estou muito feliz com isso", conta Carmi.

Eduardo Lima tem 33 anos e há três meses é proprietário de uma mercearia. Ele aproveitou o momento para formalizar o negócio, a fim de facilitar a compra de mercadorias. "Tem empresas que só vendem, se tiver a firma aberta", explica o comerciante, que almeja expandir o novo empreendimento. "Espero que melhore, para poder crescer cada dia mais", anseia Eduardo.

Consciente das vantagens concedidas para quem possui a CTPS, Iures Santos, de 22 anos, decidiu retirar a 2ª via do documento. "Com a carteira, temos vários benefícios, não só para mim, mas para o meu filho, como o INSS e o tempo de trabalho", diz a autônoma.