Centro Cultural de Aracaju recebe alunos de escola municipal

Cultura
25/11/2015 17h17

Que tal participar de uma roda de conversa? Mais ainda, uma roda de conversa cultural? Esta oportunidade foi dada para crianças e adolescentes da Escola Municipal Oscar Nascimento, localizada no bairro Santo Antônio. A iniciativa foi da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), que recebeu na tarde desta quarta-feira, 25, os alunos no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega).  O grupo aprimorou o aprendizado sobre a história de Aracaju, bem como conheceu as dependências do Centro.

“Aracaju sob o olhar de Mário Cabral”. O título foi a inspiração para a roda de conversa que aconteceu na biblioteca que leva o mesmo nome. Com os olhares voltados para a bibliotecária Verônica Cardoso e a estagiária Anaise de Santana, os alunos absorveram conhecimentos sobre a fundação de Aracaju, o nome de origem tupi, os calçadões e várias curiosidades. Os risos vieram à tona diante da explanação sobre os bondes de burro. “Quando não queriam trabalhar, empacavam, deitando-se nos trilhos”.

Após a roda de conversa, o grupo saiu da Biblioteca Mário Cabral com destino às outras dependências do Centro Cultural. Os alunos se encantaram com a Sala de Cultura Popular Mestre Euclides. Diante da exposição com peças que resgatam a cultura sergipana, o grupo ficou inquieto. Admirados com a brincadeira de roda, fantoches e outras peças, o espaço se tornou pequeno para as selfies. O importante era registrar o momento e poder comprová-lo para os amigos.

Os alunos também conheceram a história do carrossel de Tobias. Todos desejaram tocar na peça. Várias perguntas foram feitas ao mesmo tempo, que foram respondidas pela bibliotecária. “Quer dizer que antigamente, no Natal, todos iam à praça para andar no carrossel”?, indagava um. “Tinha muitos brinquedos no carrossel de Tobias?”, perguntava outro.

Surpresa

A aluna Maria da Conceição Lisboa dos Santos, de 17 anos, afirmou que gostou da palestra, mas se encantou mais ainda com a Sala Mestre Euclides. “Vi muita coisa interessante que nem tinha ideia que existia”, comentou.

Letícia Vitória dos Santos Oliveira, 10 anos, amou os livros da Biblioteca Mário Cabral. “Senti muita vontade de sentar e ler os livros que falam da história de Aracaju. Vou pedir aos meus pais para que me tragam aqui. São muitos livros. Um dia, quero ser escritora, como o senhor Mário Cabral foi”, justificou.

A coordenadora pedagógica Adna da Rocha, que acompanhou os alunos, lembrou que a visita ao Centro Cultural foi importante para os estudantes. “Sem dúvidas, foi uma oportunidade ímpar. Os garotos tiveram acesso ao que normalmente não têm. São novos conhecimentos que enriquecem o aprendizado”, confirmou.