Novos cursos livres serão ofertados nos CRAS em 2016

Assistência Social e Cidadania
25/11/2015 17h43

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), através da coordenadoria de Proteção Social Básica, reuniu os coordenadores dos quinze Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Aracaju para discorrer sobre a nova grade de cursos livres que serão ofertados nas unidades socioassistenciais em 2016. O evento aconteceu no CRAS Professor Gonçalo Rollemberg Leite, na tarde desta quarta-feira, 25.

De acordo com a gerente do Pronatec na Semfas, Tânia Bomfim, o novo cronograma buscará atender as demandas das comunidades, trazendo um maior número de cursos livres aos CRAS. Em parceria com a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), cerca de 1750 aracajuanos já foram certificados em cursos de curta duração nas unidades da Semfas em 2015.   

“A partir de agora, teremos mudanças, com um maior número de cursos livres na grade para serem ofertados às comunidades. Além disso, buscaremos um feedback, ouvir do aluno o que ele deseja e, ao final do curso, se ele atingiu o objetivo que queria”, afirma Bomfim, destacando que muitos alunos certificados nos cursos já utilizam a qualificação para gerar renda para as famílias.

Cursos em Produção, Cultura e Designer, Gestão e Negócios (Técnicas em vendas, Liderança e Desenvolvimento de Equipes, Marketing Pessoal, dentre outros) e Produção Alimentícia serão ofertados nos CRAS em 2016. Os cursos também terão maior duração.

Para a coordenadora do CRAS Gonçalo Rollemberg, Bianca Evangelista, o aumento do número de cursos livres será bem vindo nas comunidades. “Eles anseiam por qualificações e, a partir desses cursos livres, muitos geram renda extra para as famílias ou entram no mercado de trabalho. As comunidades adoram os cursos e participam ativamente deles quando são ofertados aqui no CRAS”, diz a coordenadora.