Prefeitura valoriza professor e pela primeira vez entrega prêmios por cumprimento do Pacto de Gestão Escolar

Educação
25/11/2015 17h45

Os gestores das escolas Municipais de Aracaju têm muito o que comemorar hoje, 25. Pela primeira vez na história da Prefeitura de Aracaju, a Secretaria da Educação premiou 68 das 75 Unidades de Ensino existentes na Rede Municipal de Ensino por terem atingido média igual ou superior a 70% das metas estabelecidas no Pacto de Gestão Escolar. Os diretores, coordenadores e secretários escolares, num total de 280, receberam um bônus como gratificação equivalente ao décimo quarto salário. O prefeito João Alves Filho entregou simbolicamente a premiação das três escolas que se destacaram por grupamento. Todos os valores correspondentes as premiações já foram depositados integralmente na conta de cada professor contemplado.

Após a eleição para diretores de escolas e toda equipe gestora, foi assinado um Pacto de Gestão Escolar que firmou o compromisso da melhoria na qualidade do desempenho de cada escola nas questões pedagógicas e administrativas. As metas foram estabelecidas em três grandes grupo. Nas ações coorporativas foram avaliados o desenvolvimento das atividades que são comuns a todas as Unidades de Ensino, como a carga horária de cada funcionário. O grupo das metas locais são os desafios de aprendizagem da própria escola, onde cada escola um IDEB e um objetivo a atingir nesse quesito de forma individualizada. O terceiro e último grupamento de metas foi caracterizado como o de autonomia, onde a escola escreve no seu Projeto Político Pedagógico, que é a identidade da escola, apontando aonde a Unidade de Ensino quer chegar. O conjunto desses três grupamentos, quando ultrapassado 70%, faz jus a uma premiação da valorização pelo Pacto de Gestão. Ao longo do ano um comitê avaliou as metas de cada Escola.

Extremamente orgulhoso com os resultados obtidos no Pacto de Gestão Escolar, o prefeito da capital, que é um grande admirador das vertentes educacionais, disse que os professores são os grandes responsáveis pelo desempenho das escolas.

"Nossos professores são os grandes heróis. Eles são os craques da Educação e todos devem saber disso. Essa premiação não é um gesto de generosidade, é um reconhecimento pela valorosa profissão e o empenho de cada um para que Aracaju tenha uma ótima qualidade de ensino. Essa vitória para muitos parecia impossível, mas comprovamos que podemos mudar a história da Educação, numa cidade, em menos de quatro anos".

"Existe a ideia errônea que o padrão da qualidade de ensino apenas é mudado em uma geração. Provamos que isso não é verdade. Estamos na era do conhecimento. Países que perceberam isso, como os do Sudeste Asiático, hoje se destacam no mundo. No Brasil, 80% dos alunos estudam em escolas públicas e se não mudarmos a forma de pensar e realmente investirmos em qualidade de ensino, não teremos bons profissionais no futuro", disse o prefeito destacando ainda que com o curso de Gestão Escolar para os diretores de escola, a realidade da rede Municipal de Ensino Mudou.

"Repudiamos a ideia do diretor, ou sua equipe diretiva, ser nomeado por políticos. Por isso, implantamos o curso de Gestão Escolar e hoje os diretores estão no cargo por competência. O resultado disso é o avanço que estamos presenciando na qualidade de ensino a nossa Rede, com crianças já lendo a partir dos seis anos de idade", concluiu.

A secretária da Educação Márcia Valéria disse que hoje existem muitos avanços na rede Municipal de ensino que devem ser comemorados, pois há o esforço de cada professor para que Aracaju seja referência de Educação.

"Temos que reconhecer o mérito de quem se esforçou e alcançou as metas. Devemos premiar, a cima de tudo, os bravos batalhadores pela escola pública de qualidade. Até o final do ano cada escola receberá uma placa na entrada como marco dos objetivos alcançados no Pacto de Gestão. Aracaju nunca trabalhou valorizando essa vertente de estabelecer metas claras a serem atingidas pela comunidade escolar, e apenas alguns Municípios do país desenvolvem esse tipo de projeto. Temos essa visão de gestão por entender que devemos inovar e garantir à escola um padrão de qualidade que ela merece", enfatizou.

A Escola de Ensino Infantil Pierre Averan conquistou 93,5 pontos e se destacou entre as outras como a que mais atingiu as metas estabelecidas no Pacto. A diretora Anarlene Santos Mendonça, da Escola de Ensino Infantil Florentino Menezes, também foi uma das agraciadas com a premiação.

"Estou extremamente feliz em receber esse prêmio. Foi um ano intenso e com muitos percalços a serem ultrapassados. Conseguimos e hoje toda a nossa equipe está de parabéns pelo empenho. À Prefeitura de Aracaju só tenho a agradecer pelo incentivo. Essa recompensa estimula a todos nós a lutarmos por uma escola melhor".

Inovações

A atual gestão, desde o início, implantou uma série de inovações voltadas para a melhoria do ensino nas escolas municipais. Além do 14º salário, diversos outros programas e ações têm buscado desenvolver a educação em Aracaju.

Pagamento do piso: Diante da crise econômica que vive o país e as diversas prefeituras municipais, Aracaju é uma das poucas que cumpre a Lei do Magistério e paga o piso salarial nacional do professor. Esta postura foi adotada desde 2013, quando o Prefeito João Alves assumiu dando prosseguimento a várias ações para desenvolver a educação do Município de Aracaju. Ressalta-se que o percentual de aumento é em todos os níveis do magistério.

Show de aula: Prêmio anual aos professores que participam do concurso, onde a prefeitura paga 600 reais por aula qualificada, podendo o professor receber até 6 mil reais. Realizado desde 2013, em 2015 o edital já foi publicado e teve grande adesão dos professores, permitindo um melhora nos índices de aprendizagem.

Jogos digitais em Educação (Olimpíadas Digitais): são disponibilizados jogos eletrônicos que visam aos alunos do sexto ao nono ano, sendo esses jogos focados na aprendizagem, com torneios ao longo do ano, culminando ao final do ano letivo com a OJE (olimpíadas de jogos digitais em educação);

Diário de Classe Eletrônico: Todos os professores da rede de ensino receberam, gratuitamente, um tablet com Wi-Fi e 3G, para uso irrestrito da internet. No tablet há um aplicativo chamado diário de classe eletrônico que permite que o professor faça a chamada de presença em aula, registre o que foi trabalhado de conteúdo programático com os alunos, registre as notas das provas, elogios e repreensões dos alunos, com um diferencial: Todas as vezes que o professor registrar que um aluno faltou, uma mensagem de texto (SMS) é disparada pelo sistema automaticamente para o pai ou responsável, que recebe a informação que o seu filho não está na escola e que o pai/responsável deve comparecer a unidade de ensino.

Formação de professores: Ocorre por meio das horas de estudos que acontecem semanalmente, alternando semanalmente entre a escola e o CEAFE - Centro de Aperfeiçoamento e Formação de Pessoas. Além disso, cursos de pós-graduação são oferecidos aos professores.