Secretário Luciano Paz apresenta balanço da Saúde de Aracaju para líderes comunitários

Saúde
25/11/2015 18h10

O Secretário Municipal da Saúde, Luciano Paz, participou na tarde desta quarta-feira, 25, de uma plenária promovida pela Federação Estadual das Entidades Comunitárias de Sergipe (FECS), com o apoio da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam). A ação foi realizada no Centro Cultural de Aracaju e teve o objetivo de apresentar aos líderes comunitários as Políticas de Saúde da Capital. Na ocasião, Luciano Paz apresentou aos líderes como está a situação da Saúde de Aracaju. A secretária Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), Maria do Carmo Alves, também participou do evento e foi homenageada pelos presentes.

A secretária da Semfas, Maria do Carmo Alves, agradeceu a todos e também falou sobre o “Pró-Mulher... Pró-Família”, afirmando que este programa foi bem aceito e que ajuda muitas famílias, principalmente as mulheres, com o alerta sobre o câncer de mama. “O foco do programa está na detecção do câncer de mama, mas diversas ações serão feitas para toda a família”. Em sua fala, Maria do Carmo também ressaltou a importância da secretaria de saúde em atuar nos casos de Microcefalia.

O secretário Luciano Paz iniciou sua apresentação falando sobre os orçamentos, os custos de cada setor da SMS, os repasses e pendências do Ministério da Saúde e também das ações que estão sendo desenvolvidas, como o horário estendido em dez unidades de saúde e a atuação do Pró-Mulher... Pró-Família. “Nós estamos apenas nos somando a esse projeto que foi idealizado por Maria do Carmo, e queremos retomar as atividades desse programa para dar continuidade ao que já era desenvolvido”, destacou o secretário, mostrando os novos serviços que a saúde irá oferecer, como por exemplo, a unidade de saúde que funcionará 24h, a ampliação do Hospital Nestor Piva, o ambulatório de feridas e a implantação do Centro de Imagens.

De acordo com o secretário, a saúde do município tem um único objetivo, atender o cidadão. “A secretaria de saúde só existe para atingir um único objetivo, atender bem o cidadão. Não há outro sentido para a existência da SMS se não for o cidadão, que precisa ser bem acolhido e recepcionado por todos os nossos profissionais. Nossos serviços e programas são apenas uma forma de se chegar até ele”.

Outro destaque da apresentação foi sobre a campanha “Zero Fila”, que orientou a população para confirmar suas consultas e exames e para avisar à unidade, caso fosse faltar ao procedimento. “Dos 159 mil exames e consultas que estavam na fila de espera, nós cancelamos 56% por falta de confirmação. Isso irá agilizar os procedimentos, pois só estão na fila aqueles que tinham interesse e que confirmaram seus procedimentos médicos”, disse o secretário.

Ao final da apresentação, o secretário respondeu questionamentos dos presentes e foi convidado por Manoel Barros, presidente de honra da FECS, para realizar reuniões com as lideranças nas comunidades. A presidente da FECS, Adriana Oliveira, agradeceu a presença do secretário por ter atendido o convite feito pela federação e por trazer os informes sobre a saúde de Aracaju. O evento encerrou com a apresentação do grupo de dança “As impulsivas e os boys”.