Servidores da Emurb e da Seminfra recebem atendimentos de Saúde

Infraestrutura
26/11/2015 12h56

Com a proximidade da data em que se comemora o Dia Mundial de Luta contra a Aids, várias ações são desenvolvidas para alertar e esclarecer a população acerca de cuidados e medidas para se ter uma vida saudável e sem possibilidade de contágio. Para alertar os servidores da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) sobre os riscos de doenças sexualmente transmissíveis, profissionais das equipes da Secretaria Municipal da Saúde levaram vários serviços e disponibilizaram  atendimentos na unidade sede da empresa municipal.  

Durante toda a manhã desta quinta-feira, 26, foram realizados exames e testes rápidos, com média de 20 minutos para receber os resultados, e outras atividades que envolveram servidores, terceirizados, estagiários, jovens aprendizes e demais colaboradores. Todos os funcionários da empresa tiveram a oportunidade de realizar os quatros exames.

A Assistente Social da Emurb, Martha Figueiredo, explica a importância do evento e a parceria com a Secretaria de Saúde do município. "São exames simples e rápidos, feitos com muita segurança e com resultados imediatos. Trazer para o quadro de servidores essa ação é bastante salutar, pois deixa as pessoas mais a vontade e não interfere na rotina de trabalho", relata a Martha, parabenizando o profissionalismo da equipe da SMS pela forma ética como trata as pessoas que procuraram os serviços.  

Débora Oliveira, Coordenadora do Programa DST AIDS Hepatites Virais de Aracaju, destaca a importância do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, nome dado a unidade móvel que percorre por várias empresas e bairros para atender pessoas que não fazem o teste por falta de tempo ou até mesmo por receio. "Estamos sempre fazendo essa ação, levando os testes, porque é muito importante saber o resultado. É enorme o número de pessoas que deixam de fazer por vergonha, por isso vamos até o paciente, em 20 minutos entregamos o resultado", explica.

Os servidores aprovaram a iniciativa. Caio Costa, 21 anos, conta que nunca tinha feito o exame e aproveitou a oportunidade para realizar os quatro."Super válido, a AIDS e a sífilis são doenças silenciosas, que muitas vezes as pessoas não sabe quando contraiu o vírus e com esses exames pode tratar para que não apareçam complicações maiores. As pessoas precisam se conscientizar que essas doenças são perigosas e procurar sempre  avaliar a saúde para tratar o quanto antes" explica Caio Costa.

Higor Goes foi outro que aproveitou a oportunidade para fazer os testes. "Eu realmente nunca fiz por falta de oportunidade, nunca pensei em fazer e hoje ao chegar na empresa dei de cara com a equipe. Vou aproveitar e fazer, já que nunca fiz e manter esses testes em minha rotina", confirma.