Novembro Azul continua sendo comemorado nas Unidades de Saúde

Saúde
26/11/2015 14h39

O movimento gerado pela campanha Novembro Azul, mês dedicado a saúde do homem, continua em todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USF). A USF Joaldo Barbosa, no bairro América, promoveu uma manhã com diversas atividades de promoção à saúde, palestras sobre Câncer de Próstata, câncer de pulmão e saúde bucal. Foram distribuídos alguns kits de escovação e preservativos, além da oferta de procedimentos como aferição de pressão arterial e medição de glicemia.

No bairro Siqueira Campos, a USF Edézio Vieira de Melo também ofertou serviços de saúde e fez uma palestra sobre doenças que são mais comuns no público masculino. A atividade também contou com a participação do talentoso humorista Júnior Bagaceira, que é morador do bairro e usou sua irreverência para lembrar a importância de cuidar da saúde. “Nós usamos de estratégias para atrair os homens da comunidade que, normalmente, é um público que não frequenta a unidade, então pontuamos atividades que pudessem gerar neles uma motivação, para que possa ser gerado um vínculo maior entre eles e a unidade”, pontuou o gerente da unidade, Joerlan Melo.

Na USF Joaldo Barbosa, a manhã de atividades contou com a participação do grupo de senhoras da USF Sinhazinha que, vestidas de homens, dançaram uma música falando da importância do exame de toque. A intervenção foi apoiada pelos alunos do último período do curso de medicina da UNIT. A enfermeira da unidade, Nívea Valença, afirmou que durante as campanhas sempre são realizadas ações como esta. “Seja Dia dos Pais, Dia das Mães, Outubro Rosa, buscamos sempre envolver toda a comunidade intensificando ações de promoção à saúde, além daquelas que já realizamos diariamente, reforçando nossa missão em nossa área”, pontuou.

O aposentado José Galvão de Souza, elogiou a iniciativa. “Esta é uma oportunidade de nos atentarmos. Confesso que sou um pouco negligente com a minha saúde, mas vou procurar mudar. Esta ação de hoje foi maravilhosa e me deixou muito feliz”, ressaltou. Opinião compartilhada pelo também aposentado Nivaldo Barreto. “Venho sempre a unidade, e hoje quando cheguei aqui e me deparei com todas estas atividades para trazer saúde pra gente, é impossível ficar triste, e agora posso dizer que além de alegre estou mais consciente”, destacou.