Feijoada do projeto “A África que está em nós” mostra cultura afrobrasileira

Educação
26/11/2015 14h59

Ensinar o valor da consciência negra através da história, cultura e culinária. Este foi o objetivo da segunda edição do projeto “A África que está em nós”, realizado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Olavo Bilac, localizado no bairro Cidade Nova. O evento envolveu os alunos através de atividades realizadas durante este mês de novembro.

O projeto teve a preocupação de mostrar a importância da origem negra no Brasil de forma atraente e descontraída. A escola trouxe a novidade da culinária, envolvendo os alunos em apresentações de danças como capoeira, contos de histórias com pinturas de rosto e o momento de saborear a típica feijoada.

A feijoada aconteceu nos turnos da manhã e tarde e a diretora Maria do Socorro Soares destacou a relevância da escola em trazer estímulo aos alunos, contribuindo para o aprendizado diário. “É papel da escola, junto com os professores, mostrar, de forma pedagógica, o grande marco que determinou parte da história brasileira. E foi de maneira saudável e saborosa que conseguimos atrair o interesse dos alunos pelo conhecimento”, contou.

O negro está presente em todos os lugares, como na cultura, dança, cor e culinária. Faz parte da cultura brasileira e o dever da escola é ensinar e incentivar o respeito às diferenças de cor, a igualdade social sem preconceito de raças, para que, assim, a sociedade cresça com consciência, ética e respeito ao próximo”, afirmou.