Capacitações do PAIF trazem resultados positivos aos serviços ofertados nos CRAS

Assistência Social e Cidadania
27/11/2015 14h05

Além de reformar e reestruturar os quinze Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da capital sergipana, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) realiza mensalmente capacitações com os técnicos (assistentes sociais, psicólogos e coordenadores) das unidades socioassistenciais do município. Prova disso, são as qualificações referentes ao Serviço de Atendimento e Proteção Integral das Famílias (PAIF) que ocorreram durante todo o ano de 2015 com foco na padronização dos instrumentais e atendimentos.

Segundo a gerente do PAIF em Aracaju, Elze Angélica Barreto, as capacitações já geraram resultados positivos nos atendimentos realizados nos CRAS do município pelos técnicos de referência.

“O objetivo dos nossos encontros durante o ano de 2015 foi uma construção compartilhada para aprimorar o serviço do PAIF nos CRAS de Aracaju. E isso também melhorou a comunicação entre técnicos dos CRAS e gestão, além de trazer resultados positivos para os serviços ofertados à população nas unidades, desde o atendimento ao acompanhamento”, destaca a gerente.

Na última semana, os assistentes sociais, psicólogos e coordenadores dos equipamentos se reuniram para avaliar as capacitações. Entres os avanços elencados pelos técnicos estão: o alinhamento conceitual entre temáticas de atendimento e acompanhamento; implementação de Núcleo Técnico; troca de experiências entre técnicos de diferentes equipamentos; aproximação com a gestão do Bolsa Família; desenvolvimento de grupos de trabalho; e discussão, alinhamento e padronização dos instrumentais utilizados nos equipamentos.