Saúde do Trabalhador promove palestras para funcionários de empresas

Saúde
27/11/2015 14h19

A Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast), que faz parte da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), está promovendo diversas palestras sobre saúde e segurança no trabalho para funcionários de empresas da capital. As ações fazem parte da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho (SIPATs), que está encerrando suas atividades na Empresa Torre e na Construtora Cosil.

Na quinta-feira, 26, durante todo o dia, a palestra foi realizada com o tema de LERT/DORT e, durante a noite, foram abordados os tipos de acidentes de trabalho com exposição à material biológico para os funcionários da empresa Torre. Já na manhã desta sexta-feira, 27, os trabalhadores da Cosil participaram da palestra sobre Perda Auditiva induzida por ruído.

A fonoaudióloga da Reast, Macella Cabral, falou sobre Perda Auditiva induzida por ruído nesta manhã, no canteiro do Neo Residence, para um público de quase 100 trabalhadores da Cosil. Ela ressaltou que a palestra foi feita com o intuito de informá-los sobre sintomas e riscos que o ruído pode ocasionar para a audição, o que pode interferir inclusive no psicológico do trabalhador. “O grupo também foi alertado quanto à importância do uso do protetor auditivo durante toda jornada de trabalho, além do uso de cotonetes e fones de ouvidos. Também foi dito sobre as consequências no organismo no geral, que gera prejuízos emocionais e de comunicação”, informou.

Já a palestra sobre a LER/DORT foi com a fisioterapeuta Lívia dos Anjos, que acredita que iniciativas como essa são essenciais. “Iniciativas que partem de uma empresa privada é sempre louvável, pois informação e prevenção são pontos fundamentais para a saúde do trabalhador. Falamos sobre os sintomas, estágios da doença e dicas de como evitar lesões no ambiente de trabalho”, destacou. 

Na segunda-feira, 23, a psicóloga Aline Rabelo falou sobre motivação para trabalhadores do canteiro de obras do Duo Residence, da Cosil. “Acredito que a palestra foi de muita relevância, pois possibilita o trabalhador a pensar sobre vários aspectos de seu cotidiano, e reconhecer que é possível se manter motivado no trabalho, independente do papel que desempenha”.

De acordo com a coordenadora da Reast, Karla Magaly, essas foram palestras visando a educação em saúde dos trabalhadores da construção civil. “Todas as palestras servem para o trabalhador estar munido das informações necessárias para se prevenir enquanto executa suas funções laborais”, pontuou.