Força tarefa Todos contra o mosquito acontece no 18 do Forte neste sábado

Saúde
27/11/2015 15h58

Dando continuidade aos mutirões de combate aos focos do mosquito transmissor da dengue, Zika vírus e febre chikungunya, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza neste sábado, 28, mais uma força tarefa, desta vez no bairro 18 de Forte, zona Norte da capital. Cerca de  30 agentes de endemias estarão percorrendo a área, fazendo a identificação, o combate e também passando orientações à população.

De acordo com o supervisor geral do Programa de Combate à Dengue da SMS, Elielson Rodrigues, a atividade consiste em identificar possíveis focos localizados na área e eliminá-los fazendo a aplicação de inseticida. “Os agentes estarão verificando também se há pessoas no bairro com sintomas de uma dessas três doenças, fazendo a orientação sobre o encaminhamento dessas pessoas para a rede de saúde, além de orientar como evitar criadouros dentro das residências e em toda a comunidade. Precisamos da participação de todos no combate ao mosquito Aedes aegypti, não só em suas residências, mas em toda a comunidade”, informou Elielson Rodrigues.

Os agentes de endemias, conforme explicou o supervisor, são capacitados constantemente com o objetivo de serem municiados de informações atuais, inclusive sobre como orientar as pessoas que apresentam sintomas de uma dessas doenças sobre como proceder. A estimativa é que neste sábado sejam visitados no 18 do Forte, cerca de 900 estabelecimentos, entre residências e comércio. “Os agentes se concentrarão na praça da avenida Maranhão, a partir das 7h, e de lá iniciarão os trabalhos”.