Fim da Violência contra a Mulher é tema palestra na USF Humberto Mourão

Saúde
27/11/2015 13h59

Na manhã desta sexta-feira, 27, a Unidade de Saúde da Família (USF) Humberto Mourão, localizada no bairro São Conrado, realizou uma ação educativa com palestra e teatro para falar sobre a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”. As atividades tiveram a participação do grupo de teatro “Anjos Azuis”, da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que falou sobre violência contra a mulher e sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) mais populares, como a Aids, Gonorréia, Sífilis e HPV, de uma forma bem esclarecedora.  

Segundo a assistente social da Unidade, Karlene Sampaio, a abertura da campanha começou na quarta-feira, 25, com um trabalho de informação para os funcionários da USF. “Nós falamos sobre a campanha com uma roda de conversa e exibição de vídeo. Nosso objetivo é fazer com que diversas atividades sejam realizadas para orientar toda a população sobre esse tema”, destacou.

De acordo com a gerente da Unidade, Ana Carolina de Sá, o evento de hoje foi voltado para a violência sexual, que não deixa de ser uma violência contra a mulher. “Mostramos para as mulheres como é o uso do preservativo feminino e falamos sobre as DSTs, inclusive, tivemos até um paciente que fez a demonstração de como colocar a camisinha feminina, através do material pélvico ilustrativo. Muitas vezes, o homem proíbe a mulher de usar a camisinha e também não usa, e isso acaba virando um ato de violência contra ela. Se o homem diz não, mesmo sendo esposa, ela acaba se relacionando por obrigação e isso já é um tipo de violência”, explicou.

Para Adriana Priscila, o evento foi esclarecedor. “Eu sabia que ia ter um evento hoje, mas não sabia que ia ser relacionado a esse tema, que é tão importante para nós mulheres. Sempre me interesso em saber sobre os cuidados com a saúde, desde a minha adolescência eu gosto de acompanhar essas informações. Nem todos levam esse assunto a sério, mas com essas orientações fica mais fácil de entender e de se conscientizar. É um trabalho importante que a prefeitura está fazendo”, afirmou.

A paciente Maria Antônia Santos, 65 anos, veio para a unidade de saúde para se consultar e aproveitou para participar das atividades. “Eu fiquei surpresa quando cheguei aqui, aproveitei para tirar minhas dúvidas e ouvi as orientações. A violência contra a mulher é tão comum que precisamos ouvi um pouco mais para poder entender quais os tipos de violência”, disse.

As atividades dessa campanha serão encerradas na próxima sexta-feira, 4, com uma Bliz Educativa na avenida principal do bairro. “Estamos orientando de diversas formas como lutar pelo fim dessa violência. A Bliz terá a participação do teatro da Guarda Municipal e também do CTA Itinerante e dos funcionários da Unidade”, acrescentou a gerente Ana Carolina de Sá.