Feiras de Ciências e Nações serão promovidas pela EMEF Freitas Brandão

Educação
27/11/2015 15h18

Para incentivar os alunos a desenvolverem pequenas pesquisas com temas relativos aos conteúdos vistos em sala de aula, a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Freitas Brandão promoverá na próxima segunda-feira, 30, uma Feira de Ciências e no dia 11 de dezembro, a Feira das Nações. Os dois eventos se destinam aos alunos que cursam do 6º ao 9º ano.

Articuladora tecnológica da unidade de ensino, a professora Helena Raquel de Matos explica que na Feira de Ciências, devido ao interesse dos alunos com o Laboratório de Informática, eles estão sendo incentivados a idealizarem, na prática, pequenos e simples projetos específicos, sob a orientação da professora da disciplina, Karina. "Nesta semana, eles trabalharam os últimos detalhes do que será exposto", enfatiza a professora.

Quanto a Feira das Nações, ela salienta que a proposta e a dinâmica são as mesmas, só o que muda é a disciplina, que neste caso é a língua inglesa, orientada pela professora Grace Silva. "São atividades e pesquisas relativas, por exemplo, a cultura, os costumes, a culinária e a geografia dos países onde os povos falam o inglês", observa, acrescentando que esta é a segunda edição desta feira.

A diretora adjunta, professora Roselânia Freire de Amorim Nogueira, ressalta que ambas as feiras também valem notas, afinal, são atividades em que os alunos colocam em prática os conhecimentos dos conteúdos vistos em sala de aula. "No ano passado, por exemplo, na Feira das Nações, além das peças teatrais, danças e cartazes, cada sala foi decorada com as cores das bandeiras de cada país pesquisado", destaca.

Roselânia também enfatizou que as duas feiras vão ocorrer a partir das 15h, na quadra da escola, onde serão instalados os stands com os projetos elaborados, cartazes, e onde acontecerão todas as atividades. "É preciso estimular o gosto pela pesquisa não só na universidade, mas desde o Ensino Fundamental", concluiu.