Moradoras do Santa Maria confeccionam peças natalinas com aplicação de fuxico

Formação para o Trabalho
27/11/2015 18h01

Você já ouviu falar da "rodeirinha" de fuxico? Ela é uma prática artesanal bastante antiga e utilizada na confecção de vários acessórios, principalmente na produção de colchas, que possuem, na maioria das vezes, o retalho de tecido como matéria-prima. Este método tão popular foi ensinado no curso livre de Técnicas Básicas em Fuxico, ofertado pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) - órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas). As aulas terminaram nesta sexta-feira, 27, na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do bairro Santa Maria.

Com a proximidade do Natal, a turma produziu fuxicos de tamanhos e cores diferentes, que compuseram variadas peças relacionadas ao período festivo. "O foco foi aprender a fazer o fuxico e aplicá-lo em decoração natalina", explica a instrutora Agda Oliveira, que trabalhou com materiais sofisticados e recicláveis, resultando em produtos como velas e árvores de Natal, Papai Noéis, anjinhos e guirlandas. "A minha sensação é de missão cumprida e de satisfação pelas alunas que nunca viram o fuxico e agora vão trabalhar com isso e gerar dinheiro", conclui.

Novas aptidões

Disposta a desenvolver a habilidade, Elizabeth Jesus, de 43, anos, encarou com garra o desafio. Agora, ela vai passar as novidades adquiridas para a sogra, que a havia ensinado algumas noções sobre a técnica. "Achei ótimo o conhecimento que nós tivemos durante essas duas semanas, onde aprendemos diversas coisas. No futuro, já será uma renda", enfatiza.

Moradora do bairro Santa Maria há seis anos, Odete Simões se surpreendeu ao descobrir que podia confeccionar peças tão pequenas. "Gostei muito, me empolguei e graças a Deus eu aprendi. Fiquei surpresa comigo mesma", diz Odete, que almeja trabalhar com este tipo de artesanato. "Foi muito bom, não tinha noção e me apaixonei. A professora passou tudo o que sabe", ressalta a aluna, que também deseja participar de outros cursos, como o de Reciclagem, Caixa de Presente e Pintura em Tecido.

Lília de Jesus, de 17 anos, nunca havia costurado. Porém, através do curso, ela conseguiu dominar as técnicas de costura referentes à produção de fuxico. "Consegui aprender e fiquei muito feliz. Pretendo pôr em prática e vou continuar fazendo as peças para o meu uso", informa a aluna.