Ações do Novembro Azul atendem mais de 200 homens na USF Porto Dantas

Saúde
30/11/2015 11h40

Dentro das diversas atividades desenvolvidas nas Unidades de Saúde da Família (USFs) durante o mês de novembro, reforçando a importância do homem cuidar da sua saúde, no sábado, 28, a USF Porto Dantas, localizada no bairro que leva o mesmo nome da unidade, realizou,  palestras e atendimentos de saúde para mais de 200 homens. Foram ofertados testes rápidos de HIV e Sífilis, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar e avaliação antropométrica.

De acordo com a enfermeira da unidade, Nádia de Assis, os homens foram convidados antecipadamente para esse evento e gostaram das atividades oferecidas. “Nós realizamos palestras para falar um pouco mais sobre a saúde do homem, alguns dos temas debatidos se relacionam com as doenças mais comuns que acometem o homem, como o diabetes, a hipertensão, o câncer de pulmão e de próstata além de abordarmos a questão da saúde bucal”, ressaltou.

A enfermeira ainda afirmou que a palestra foi uma forma de  atrair a atenção dos homens. “Com a palestra nós conseguimos atrair a atenção deles. Geralmente o homem não se preocupa muito em cuidar da saúde e o que nós queremos é tentar acabar com essa cultura de que homem não precisa se cuidar, assim como as mulheres, os homens precisam sim comparecer com mais frequência às unidades de saúde”, destacou.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Homem, Ana Carolina Miranda, esta foi mais uma atividade que buscou a conscientização dos homens marcando toda a mobilização feita durante este mês. “Esperamos que estes pacientes tornem-se multiplicadores em sua comunidade. Fiquei muito feliz com a integração deles nas atividades, participaram ativamente de tudo, o que deixou a equipe muito satisfeita”, destacou.