SMS divulga programação do Dia Mundial de Luta contra a Aids

Saúde
30/11/2015 15h28

Nesta terça-feira, 1º de dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. O dia foi instituído desde 1987, buscando sensibilizar a sociedade sobre o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa Municipal DST/Aids, programou uma semana cheia de atividades, com a realização de testes rápidos em diversos locais, intensificando as ações que já são realizadas durante todo o ano.

Segundo a coordenadora do Programa, Débora Oliveira, as ações visam alcançar os mais variados públicos. “São intervenções em empresas, escolas, populações chaves, que são aquelas onde se concentram os números de pessoas vulneráveis à doença (LGBTs, entre outros), buscando a prevenção e redução dos índices de DSTs em nosso município”, pontuou.

Ainda segundo Débora, apesar dos índices ainda serem altos, nos últimos anos foi possível avançar bastante nos métodos de prevenção da doença. “Desde 2013, o Ministério da Saúde estabeleceu uma portaria onde o tratamento clínico é estendido, não somente para os paciente com Aids (doença manifestada), mas também para os que têm o HIV (portador do vírus), reduzindo o número de transmissões, pois, com o uso de medicamentos é possível reduzir a carga viral a zero. Além disso, contamos diariamente com equipes trabalhando na orientação para uso de preservativos e reforço da importância de se manter a prevenção combinada, além dos medicamentos, a camisinha”, pontuou.

Este ano, foram distribuídos mais de um milhão de preservativos e realizados cerca de nove mil testes rápidos. Segundo Débora, este grande número de testes realizados busca atender a preconização estabelecida pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), conhecida como 90-90-90, onde a meta é testar 90% dos brasileiros e das pessoas que apresentarem resultado positivo, tratar 90%. Como resultado, conseguir que 90% das pessoas tratadas apresentem carga Viral indetectável.

Na manhã desta segunda-feira, 30, a equipe do Programa DST/Aids esteve no Mercado Municipal realizando testes rápidos para a população em geral, visando diagnóstico precoce da Aids, Sífilis e das Hepatites Virais.

 

Programação:

Dia 01/12 – Abertura do DIAL

Local: SMS Hall de entrada

Horário: 8h às 10h

Estratégia: Promover integração através da informação, educação e comunicação com profissionais da SMS.

 

Dia 01/12 – Testes Rápidos

Local: Todas as Unidades de Saúde da Família e CTA (Cemar Siqueira Campos)

Estratégias: Realização de testes Rápidos na População em Geral; visa diagnóstico precoce do HIV/Aids.

 

Dia 01/12 – X Caminhada da Prevenção e Divulgação do Boletim Epidemiológico da AIDS em ARACAJU

Público Alvo – População em Geral

Percurso: Concentração na Praça do Mini golf a partir das 15 horas com previsão de chegada às 18 horas no parque da sementeira.

Estratégia: Objetiva a mobilização de cerca de 1000 pessoas, entre academia da cidade, ONGs, PVHA e população em geral em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

 

Dia 02/12 – Geração sem AIDS

Local: EMEF Sérgio Francisco

Horário: 14Hs

Estratégia: Terá como propósito abordar de maneira lúdica o tema da prevenção, utilizando-se de uma linguagem juvenil para a construção de um espaço de diálogo entre adolescentes e professores sobre temas relacionados às DSTs e Aids.