Curso livre de Telemarketing qualifica cidadãos para oportunidades no setor

Formação para o Trabalho
30/11/2015 16h15

Se há uma coisa da qual o cliente não abre mão é a excelência no atendimento. Consciente de que este fator é primordial para a eficácia de um serviço, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), disponibiliza aos aracajuanos o curso livre de Telemarketing (30h). Na manhã desta segunda-feira, 30, mais uma turma chegou ao fim, desta vez na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do bairro Santos Dumont.  

O processo de aprendizagem mesclou dinâmicas relacionadas à atuação dos operadores, tarefas em dupla e exibição de vídeos motivacionais, que demonstravam o processo de trabalho em uma central de atendimento. "Eles não podem esquecer o script, que é a forma de iniciar e finalizar a abordagem. Ela deve ser feita com calma, cautela e equilíbrio emocional", afirma a instrutora do curso, Alessandra Santos.

Busca pela capacitação

Foi por meio da Fundat que Crislaine de Almeida, de 20 anos, obteve não somente a oportunidade de se aperfeiçoar na área, mas, também, de conquistar um emprego como atendente de televendas. "Sempre achei o telemarketing muito interessante, sempre quis trabalhar nisso", relata a aluna, que dará início às atividades nesta terça-feira, 1º. "Quero voltar a estudar e fazer faculdade, e quero continuar fazendo outros cursos pela Prefeitura de Aracaju. O conhecimento nunca se perde", revela Crislaine, que já passou pelo curso de Informática Básica na Fundat e, agora, está fazendo o de Informática Avançada.

Lucas Alves, de 23 anos, já conseguiu ingressar no mercado de trabalho. Graças ao encaminhamento realizado pela Fundat, ele também foi contratado pela mesma empresa que Crislaine. "Foram abordadas todas as técnicas e tudo o que é preciso para se relacionar, não só com os clientes, mas no ambiente de trabalho. Achei perfeito", conta Lucas, animado com a conquista. "Quero tentar me sair bem no emprego e viver essa nova fase", comenta.

O desejo de se tornar mais comunicativa foi a principal motivação que levou Roberta Alves, de 27 anos, a participar do curso. "Aprendi muitas coisas. Como ser uma boa atendente e algumas regras do telemarketing que vou levar para a vida toda", explica a aluna, aprovada no mesmo processo de seleção dos colegas. "O curso é muito bom. A professora é muito boa e fiquei mais confiante para fazer a prova", diz.

O aluno Cecílio Vieira, de 42 anos, ainda está à procura de um espaço no segmento. Enquanto a chance não aparece, ele prosseguirá com o aprimoramento profissional visando à atualização do currículo. "Quero continuar procurando cursos na Fundat e desenvolver a parte de idioma, ver outras oportunidades de capacitação e ser reinserido no mercado de trabalho", garante Cecílio.