Aracaju é destaque em premiação do Índice de Competitividade do Turismo Nacional

Agência Aracaju de Notícias
11/12/2015 12h49

Mais uma vez Aracaju se destaca no que se refere ao setor do turismo. A Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), recebeu um reconhecimento, através de um certificado, pela maior evolução na dimensão ‘Aspectos Culturais'. A premiação faz parte do relatório anual do Índice de Competitividade do Turismo Nacional em 2015.

O estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas, em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae, revelou Aracaju como uma cidade de alto turístico. "A gente fica muito feliz por saber que Aracaju tem se colocado no país na que mais se evoluiu nos aspectos turísticos culturais", comemora o secretário Walker Carvalho.

O secretário ainda ressalta que o reconhecimento faz com que trabalho continue com muito mais vigor. "Essa política de turismo que conseguimos implantar desde o primeiro ano de gestão obteve muitos resultados. Esse é um trabalho importante para que possamos continuar. Com essa premiação só temos que agradecer", completa Walker.

Estudo

Se tratando do maior estudo na área, visou descobrir todas as carências, necessidades e ponto positivos de cada destino turístico. "No ano passado fomos a capital que mais evoluiu nas questões ambientais. E esse ano fomos a capital que mais evolui nas questões culturais. A fundação fez um estudo de campo e já vieram com todos os dados sobre a cidade e durante uma período eles avaliam e recebemos o avanço", explica Walker.

Reconhecimento

Walker ainda elencou os principais pontos, pelos quais Aracaju se destacou:

- a presença da culinária típica foi muito importante e com o Festival do Caranguejo enalteceu ainda mais;

- manifestações religiosas bem aparentes como a festa do Bom Jesus e Nossa Senhora da Conceição;

- a existência do Conselho Municipal;

- o turista que chega a Aracaju pode desfrutar de uma experiência cultural durante todo o ano, através de diversos projetos criados pela Semict como a quadrilha junina no Projeto Orla Por do Sol, a marinete do forró que não fica só no período junino, Projeto Feira Forró e Arte, os principais eventos que tivemos na cidade se recebe as pessoas com atividades culturais típicas.

"Tudo isso faz com que Aracaju se destaque, pois hoje é muito fácil ter acesso a nossa cultura não só num período único, mas durante todo o ano. Também incrementamos outras ações como o Forró Caju que divulgamos em Salvador, através da caravana levando nossa cultura. Isso é um diferencial", comenta o secretário.

Parceria

O mérito da premiação não contempla só a Semict e sim a somação de esforços, através da parceria entre as secretarias. "Foi avaliado o município e tudo que ele tem em 13 dimensões desde a estrutura geral, acessibilidade, pontos culturais e outros, ou seja, a cidade como todo, e isso envolve a Emurb, Emsurb, Smtt, Saúde, Meio Ambiente", conta Walker.

"Hoje nós somos a segunda maior geradora de emprego e renda. Criamos novos pontos turísticos e fortalecemos outros. Apesar da dificuldade financeira conseguimos colocar Aracaju como uma opção a mais. Já temos dados que o nordeste tem se destacado como rota turística e Aracaju desponta como uma novidade e esse estudo veio ressaltar isso. Outro dado desse estudo foi a capacidade empresarial da cidade, pois criamos condições suficientes para que empresas venha para aqui. O turismo consegue absorver e ter uma taxa de crescimento aqui em Aracaju", conclui o secretário.