Fundat expõe produtos artesanais na Feira de Verão

Formação para o Trabalho
17/01/2016 09h30

Disposta a popularizar o trabalho artesanal, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), integrou o quadro de expositores da primeira edição da "Feira de Verão - A Feira da Sergipanidade", iniciada na última sexta-feira, 15, na praça de eventos da Orla da Atalaia.

Na ocasião, os instrutores do curso de artesanato da Fundat, que também desenvolvem a atividade profissionalmente, além de ex-alunos da Fundação, expuseram e comercializaram as peças no estande montado pela Prefeitura de Aracaju. "É uma oportunidade de estarem expondo material e divulgando o trabalho. A questão não é vender em si, mas de mostrar o trabalho e eles ficam muito gratos", afirma Francielle Rodrigues, representante da Diretoria de Formação Profissional (Dirfop) da Fundat.

De acordo com o consultor da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Fábio Andrade, a participação da Prefeitura na Feira viabiliza o material produzido pelos artesãos. "O objetivo da Fundação é poder gerar emprego e renda, e essa aqui é uma oportunidade de negócio", explica Fábio, enfatizando a preocupação em promover o turismo, através do artesanato.

Propagação da atividade artesanal

Gleide Andrade trabalha como instrutora na Fundat e confecciona peças com materiais recicláveis e biscuit, além de aplicar as técnicas de Patch Aplique e produção de bijuterias. Para a artesã, é satisfatório participar de um evento que propicia a oportunidade de exibir o que ela mais gosta de fazer. "Meu objetivo é satisfazer o cliente em primeiro lugar", conta Gleide, ciente de que os elogios que recebe auxiliam-na no aperfeiçoamento da atividade.

A expositora Josefa Fonseca ensina o curso de Bolsas Finas e obtém renda extra comercializando os acessórios. "É bom você ver o seu material que foi produzido com tanto carinho. É sempre gratificante você ver uma pessoa saber como foi feito todo o processo", comenta a instrutora.

Claudia Carmona veio de Brasília para conhecer a cidade de Aracaju. "Gostei, achei que tinham peças bem trabalhadas e delicadas, sou totalmente defensora do artesanato", diz a turista, que atua como professora de artes. A Feira de Verão é uma realização da Stand & Cia e ficará aberta ao público até o dia 31 de janeiro, diariamente, das 17h às 23h. Além dos artigos confeccionados artesanalmente, sergipanos e turistas poderão apreciar a gastronomia e a música regionais.