Secretária Maria do Carmo Alves visita CRAS do Santa Maria e bairro América

Assistência Social e Cidadania
22/01/2016 14h22

Na manhã desta sexta-feira, 22, a secretária municipal da Família e da Assistência Social, Maria do Carmo Alves, visitou os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros América e Santa Maria. As visitas já fazem parte da rotina da secretária que vai, semanalmente, aos quinze CRAS de Aracaju para ouvir as demandas das comunidades e dos técnicos que atuam nas unidades para aprimorar os serviços promovidos pela Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas).   

“Estamos trabalhando para trazer mais atividades e cursos para os CRAS de Aracaju que estão de portas abertas para as famílias da capital. Queremos acompanhar, principalmente, as famílias que vivem em situação de pobreza e precisam de uma assistência maior. Precisamos realizar mais visitas para verificar a situação de vulnerabilidade, pessoalmente”, afirmou Maria do Carmo Alves.

No bairro América, a secretária constatou ainda a ação de vândalos que picharam a parede externa da unidade. “Infelizmente, ainda acontecem ações como essa. Precisamos estudar formas de coibir a ação dos vândalos, como com a utilização da arte do grafite para combater as pichações nas unidades”, ressaltou.

CRAS

Os CRAS estão localizados em quinze bairros da capital sergipana. Nas unidades, a população aracajuana tem acesso a serviços da rede de assistência social. Além de acesso a benefícios, as famílias são acompanhadas por meio do PAIF – Programa de Atenção Integral à Família. A partir de março, as unidades passarão a contar com acompanhamento familiar em grupo com promoção de palestras, oficinas e dinâmicas com psicólogos e assistentes sociais. Os técnicos já promovem o atendimento individualizado para qualquer usuário.

Além do PAIF, as famílias têm acesso ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com grupos de idosos e de crianças e adolescentes de 3 a 6 anos, 6 aos 15 anos e 15 a 17 anos que se reúnem com educadores, de segunda a quinta, para atividades educativas, lúdicas e recreativas, onde são trabalhados temas como saúde, educação, direitos e cidadania. Os CRAS também contam com cursos, em parceria com a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), acompanhamento de condicionalidades do Bolsa Família, dentre outras atividades.