Ex-alunos da Fundat integram o time de expositores da Feira de Verão

Formação para o Trabalho
22/01/2016 14h31

Desde o dia 15 de janeiro, quem visita a Orla da Atalaia encontra na "Feira de Verão - A Feira da Sergipanidade", uma variedade de produtos e artigos culturais. Lá, os instrutores que lecionam os cursos de artesanato ofertados pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) estão aproveitando a ocasião para comercializar suas peças e adquirir um rendimento extra. No entanto, além dos professores, alguns alunos que já se qualificaram pela Fundat também foram convidados a participar do evento, como forma de estímulo e incentivo.

Em 2015, Edilene de Lima Bezerra concluiu os cursos livres de Biscuit, Pintura em Tecido, Boneca de Pano, Artesanato Junino e Patch Apliquê, ministrados no Centro da Juventude de Aracaju e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Antônio Valença Rollemberg. Após todo o aprendizado adquirido, ela iniciará na Feira de Verão nesta sexta-feira, 22. "Adorei o convite, achei ótimo. Como fiz os cursos e estou desempregada, fico na expectativa", garantiu Edilene, que ainda voltará ao estande do evento nos próximos dias 27 e 30 deste mês.

A mesma ansiedade de Edilene é compartilhada pela ex-aluna Ana Lúcia Chagas, cuja presença na feira acontecerá nos dias 27, 28 e 29. "Já estou com quase tudo pronto, aumentei minha produção. Estou fazendo quatro bonecas por dia, tenho uma variedade", informa Ana Lúcia, esbanjando confiança nas vendas. Ela levará produtos que aprendeu durante as turmas de Boneca de Pano e Artesanato em Peso de Porta, além de ornamentos feitos com tecido. Esta será a primeira feira de exposição da qual Ana Lúcia participa.

"Quando me ligaram convidando, foi uma bênção. É praticamente um presente, eu não estava esperando. É uma oportunidade muito boa", comemorou a artesã, que vem obtendo sucesso após o término dos cursos. "Fui fazer para ver se aprendia. Agora, eu vendo tudo em casa, com encomendas", explicou Ana Lúcia, satisfeita com a nova rotina e pelo retorno financeiro. "Esses cursos dão uma ocupação para a gente. A melhor coisa é ser independente".

Vitrine

No ano passado, Maria Eulália de Andrade decidiu se matricular em duas turmas do curso de Material Reciclado: uma no bairro Coqueiral e outra no Porto D'Anta. Na quinta-feira, 21, ela foi uma das expositoras da Feira de Verão, aonde retornará neste domingo, 24, e nos dias 28 e 29. "Uma pessoa de Goiânia comprou minha peça. Não tem ninguém lá fazendo o que eu faço", relata Eulália, que mescla materiais feitos a partir de telhas, garrafas pet e de vidro. "Adorei a oportunidade. É onde eu serei mais conhecida e poderei divulgar meu trabalho".

No estande da Fundat, Aline Vieira de Carvalho é um caso à parte: não apenas é ex-aluna, como também se tornou instrutora ao ministrar o curso livre de Caixa de Presente, no último mês de setembro. Na Orla da Atalaia, os visitantes poderão conferir as peças que ela confecciona em feltro, artesanatos em pesos de porta e bonecas de pano. "Já serviu como divulgação do meu trabalho, peguei novos contatos. Abre um leque de oportunidades", disse Aline, que compareceu à abertura do evento, no dia 15, e estará novamente nos dias 24 e 25.

Sergipanidade

A Feira de Verão reúne 240 participantes e ficará aberta ao público até 31 de janeiro, das 17h às 23h. Além dos artigos artesanais, sergipanos e turistas poderão apreciar a gastronomia e a musicalidade típicas do estado. A Stand & Cia é a realizadora oficial do evento, que conta com o apoio da Auto Peças Macedo, KCell Celulares, do Governo de Sergipe e da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semict).