Profissionais da Saúde do Trabalhador recebem orientações sobre o Zika vírus

Saúde
26/01/2016 17h42

Na manhã desta terça-feira, 26, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Covepi) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizaram uma roda de conversa para os profissionais que trabalham na Coordenação de Atenção à Saúde do Trabalhador. O objetivo foi orientá-los sobre o Zika Vírus, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e que também é um dos causadores da Microcefalia em recém-nascidos.

De acordo com a coordenadora da Covepi, Raulinna Gomes, as orientações surgiram por conta que os profissionais da Saúde do Trabalhador também sentirem a necessidade de entender um pouco mais sobre a Microcefalia. “Quando os profissionais vão fazer o trabalho diário, muitas pessoas ficam perguntando sobre a Microcefalia e a ideia de fazer esse bate papo surgiu devido a isso, pois é preciso orientar para que eles passem para os outros profissionais do serviço essas informações e para os trabalhadores também”, ressaltou.

A médica da Saúde do Trabalhador Maria Aquino Gonçalves dos Santos foi a palestrante e explicou como que o Zíka Vírus chegou no país. “Expliquei a origem do vírus, como ele chegou ao Brasil, quantos casos notificados nós temos na capital, como realizar o tratamento e abordei a questão da principal consequência, que esse vírus pode causar, que é a Microcefalia. Outro assunto bastante debatido foi a questão da prevenção e do combate ao mosquito que transmite a doença”, afirmou. 

Para a fisioterapeuta da Saúde do Trabalhador Lívia dos Anjos Tavares, essas informações foram essenciais para tirar algumas dúvidas, não só como fisioterapeuta, mas como profissional da área da saúde. “Nesse momento delicado que estamos passando com essa doença, é preciso que todos os profissionais da saúde sejam bem informados, porque, quando estamos trabalhando as pessoas sabem que somos da área da saúde e também procuram informações, querendo tirar suas dúvidas. Essa roda de conversa foi importante, pois entendemos como a secretaria está realizando os encaminhamentos desses casos. E eu, além de ser profissional, também estou gestante e tirei minhas dúvidas de como continuar me prevenindo do Zika Vírus. Eu já estou fazendo minha parte, mas quanto mais informação melhor”, informou.