Prefeitura retoma obra do Canal Beira Mar

Infraestrutura
26/01/2016 17h59

A Prefeitura de Aracaju continua investindo na infraestrutura da capital, priorizando políticas públicas que melhorem a vida das pessoas e gerem benefícios imediatos, além de corrigir problemas históricos. Na rede de drenagem, por exemplo, a atual gestão já investiu cerca de R$ 80 milhões em obras que ampliam a capacidade de vazão, diminuindo os alagamentos e contemplando o saneamento básico de vários bairros.

Uma das obras mais importantes que compreende as Zonas Sul e de Expansão acaba de ser retomada e vai proporcionar melhoramentos significativos na macrodrenagem da capital. Trata-se da obra do canal Beira Mar, encontrada com problemas no projeto das bacias de amortecimentos pluviais, mas que através de estudos de impactos ambientais, ajustes no projeto executivo, foi feita uma nova licitação e a empresa vencedora já está no canteiro executando os serviços de criação da lagoa de vazão.

Orçada em R$ 9 milhões, conveniados entre a PMA e o Governo Federal, a obra vai complementar o canal Beira Mar, criando duas bacias de amortização: uma nas proximidades do residencial Beira Mar e a outra já próximo à avenida Melício Machado. Atualmente 5 caçambas, 1 patrol e 1 retroescavadeira e profissionais que dão celeridade à fase de constituição da primeira lagoa de deságue.

A complementação do canal envolve um ousado projeto que vai finalizar a parte do canal que interliga a um canal natural, passa pela avenida Júlio Cesar Leite, cria uma nova interligação já na avenida Hildete Falcão e finalmente deságua na Maré do Apicum.

Nova avenida

A grande novidade da obra é a construção de uma nova avenida de aproximadamente um quilômetro, ligando o residencial Beira Mar à avenida Júlio Cesar Leite, criando mais um corredor de transito e melhorando a mobilidade de toda a região.