Em 2016 CCTECA continua com ações de democratização do ensino de ciências

Educação
27/01/2016 15h30

Com uma média de cerca de 1.200 pessoas visitando mensalmente, neste novo ano de 2016, a Coordenadoria de Cooperação Técnica no Estudo das Ciências - CCTECA, mantida pela prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) reafirma o seu compromisso com a sociedade e um de seus objetivos que é a democratização do ensino de ciências.

O perfil dos visitantes da CCTECA é composto, em sua maioria, por estudantes do ensino fundamental e médio, tanto da rede pública quanto particular, além de crianças na faixa etária de oito a 12 anos, profissionais liberais de diversas áreas, turistas, pessoas com necessidades especiais, estudantes e professores universitários.

A CTECA é um complexo científico - anexo ao Parque da Sementeira com entrada pela Avenida Oviêdo Teixeira, Bairro Jardins - que ocupa uma área de 558 m2 e onde funciona um Planetário e uma Experimentoteca contendo, atualmente, 111 experimentos interativos e didáticos nas áreas de Física, Química, Matemática, Informática, Biologia e Astronomia.

Desde sua inauguração até o fim do ano passado, 2015, foram atendidas mais de 116.613 pessoas, ou seja, aproximadamente 18,7% da população de Aracaju, estimada em 623.766 habitantes, segundo dados do IBGE 2014. O nome Galileu Galilei é uma homenagem ao grande cientista italiano durante a realização do Ano Internacional da Astronomia (IYA 2009).

Visitações de alunos em 2015

De acordo com estatísticas de 2015 da própria CCTECA foram registradas diversas visitas de alunos de escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino, além de vários estudantes de universidades, turistas de vários países e instituições particulares, inclusive, entidades com portadores de necessidades especiais e até unidades de ensino de outros estados.

Para se ter uma ideia, só nos 12 meses do ano passado, a visitação individual por instituições registrou um total 16.472 estudantes. Da rede municipal foram 5.508 alunos, estadual (4.600), particular (6.111) e federal (253). Mas o total de vistas foi da ordem de 18.123, isso incluindo outros, que chegou a 1.651.

Planetário de pequeno porte

O Planetário do complexo científico da CCTECA é de pequeno porte com uma cúpula externa de 6 metros de diâmetro construída em aço e fibra de vidro, revestida na parte interna com madeirite e gesso, contendo, em seu interior, 31 assentos confortáveis em ângulos de 20º e 30º com sistema digital (Douby Sound) em sala climatizada.

No centro da cúpula encontra-se um projetor digital de última geração Definiti II PD, que utiliza o programa simulador (Digital Sky 2), ambos desenvolvidos pela empresa norte-americana Sky-Skan.

Desde o início de 2015, foram apresentadas algumas sessões distribuídas da seguinte forma: em Vídeo - Hubble (20% das sessões), Védeo - Oceans in Space (20% das sessões), Vídeo - Larry Cat in Space (5% das sessões) e Programação Comentada (55% das sessões com temas variados).

O Planetário realiza, semanalmente, quando se encontra em pleno funcionamento, de terça-feira a sexta, três sessões pela manhã e três pela tarde e mais três sessões nos finais de semana.

Confira abaixo alguns dos principais eventos realizados em 2015:

Fevereiro

CCTECA e SEASE (Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe) promoveram observações com telescópios na área externa do complexo científico, que contou com a participação de pessoas que observaram os planetas Vênus, Júpiter, Marte e a Lua.

Março

Observações astronômicas que tiveram como tema central “Olhar de Minerva - O Papel da Mulher Brasileira na Produção Científica.

O coordenador da CCTECA, professor Augusto César Silva Almeida, ministrou palestra sobre Astronomia, na cidade de Itabaianinha. O evento, que contou com as presenças de alunos da rede municipal de ensino, estava relacionado ao projeto Astronomia nas Escolas.

Para comemorar o aniversário de criação da CCTECA, foram gravadas nos estúdios da TV  Aperipê, TV Atalaia e TV Sergipe, reportagens sobre o funcionamento do complexo científico para exibição em programas das referidas emissoras.

Abril

Para acompanhar o eclipse lunar total foram promovidas, em parceria com a SEASE, observações com a participação de várias pessoas que utilizaram telescópios na área externa da CCTECA.

Visando enriquecer o Projeto Político Pedagógico das escolas da rede municipal de ensino de Aracaju, a CCTECA se fez presente na II Feira de Possibilidades, evento promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), na EMEF Antônio da Costa Melo.

Maio

Professor Augusto César concedeu entrevista aos apresentadores Ricardo Gama e Tanit Bezerra do programa Mural da Rádio Aperipê FM, quando, na oportunidade, falou sobre o aniversário de 25 anos do telescópio Hubble.

Mais uma edição do Projeto Caféconsciência edição 2015 que teve como tema “Os Desafios da Mulher na Ciência” com Josimari Lemos.

Junho

XV Encontro Nordestino de Astronomia (EANE) com as presenças da pesquisadora da NASA, professora doutora Rosaly Lopes; do astrofísico do IAG/USP, professor João Steiner; do co-descobridor de quarto cometas, Cristóvão Jacques; do professor doutor do IAG/USP, Paulo Leme, entre outras personalidades. O evento ocorreu na UFS e foi organizado pela CCTECA, SEASE, UFS e IFS Aracaju.

Programa informativo sobre As Últimas Descobertas nas Áreas de Astronomia e Astronáutica, na Rádio Aperipê AM.

Julho

Realização do EXPOCÉU, no Shopping RioMar, que teve por finalidade expor matérias de Física e Astronomia. O evento foi organizado em parceria com a CCTECA, a SEASE e UFS.

Agosto

O Ano Internacional da Luz e da Física Quântica foi tema do programa Mural da Aperipê FM, quando na oportunidade, o coordenador da CCTECA, Augusto César, falou sobra a “Aplicação da Luz no Nosso Dia a Dia.

Observação da Super Lua com o eclipse total da lua. O evento contou com a participação de aproximadamente 650 pessoas na área externa do Planetário.

Outubro

Professora Elza, do IFS Aracaju (Instituto Federal de Sergipe), esteve na CCTECA para conceder uma entrevista para e Fapitec sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorreu no Museu da Gente Sergipana. Na oportunidade, o coordenador da CCTECA foi premiado em virtude de uma entrevista sobre o Planetário, exibida na TV Sergipe.

Dezembro

Professor Augusto César participa da IV Semana de Astronômia de Sergipe, ministrando um mini-curso que teve como tema “Astronômia do Básico ao Prático. Ele esteve também, no final do mês, presente na IV Jornada de Física no IFS de Lagarto. Na oportunidade proferiu palestra sobre o tema “A Luz sob o Ponto”.