SMS divulga balanço de ações da campanha “Aracaju Unida contra o Aedes aegypti”

Saúde
27/01/2016 16h06

Durante toda a semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) envolveu todos os seus profissionais para a mobilização da campanha “Aracaju Unida contra o Aedes aegypti” e também promoveu ações em diversos locais da capital sergipana, para que todos estejam envolvidos no combate ao mosquito que transmite a Dengue, Zika Vírus e a Chikungunya. Nesta quarta-feira, 27, a Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS divulgou o balanço das ações realizadas durante a campanha.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard, a campanha serviu como um marco para envolver e sensibilizar toda a população aracajuana no combate ao Aedes aegypti. “Nós iniciamos a campanha pedindo a colaboração dos taxistas, fomos em diversos locais de movimentação de pessoas, inclusive de turistas, como em rodoviária, aeroporto, Centro e Orla da Atalaia. Fizemos panfletagem nos  principais semáforos da capital, além de ações educativas nas escolas, nas unidades de saúde e nos pólos da academia da cidade. E ainda montamos Stands nos dois shoppings de Aracaju”, afirmou.

Tereza Cristina ainda destacou que diversos órgãos e empresas se mobilizaram para entrar nessa luta de combate ao mosquito. “Tivemos a parceria de supermercados, escolas e do Setransp que, através dos cobradores de ônibus, distribuíram panfletos para a população. Também fizemos a solicitação de inclusão de frase nos rodapés das contas da Deso, Energisa, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Além disso, os Hospitais Municipais, as Unidades de Saúde da Família (USF) e o Hospital São Lucas estiveram com os atendentes usando a camisa alusiva ao tema. Outras parcerias importantes foram com a Cúria, através do bispo D. João Costa, para que todas as igrejas católicas se engajem, e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), durante as panfletagens. É preciso lembrar que a campanha acabou, mas as ações da prefeitura no combate ao Aedes aegypti não param, inclusive, ainda estamos contando com mais parceiros que estão dispostos a nos ajudar nessa luta contra o mosquito”, frisou.

Outra ação desenvolvida durante a campanha foi a realização de borrifação em toda a área de hotéis e restaurantes da Orla da Atalaia para eliminar o mosquito adulto com o inseticida. Além da distribuição de panfletos, também foram distribuídos camisas, cartazes e adesivos da campanha.