USF Humberto Mourão realiza panfletagem na feira do São Conrado

Saúde
27/01/2016 18h37

Com o objetivo de orientar a população para o combate ao Aedes aegypti, a Unidade de Saúde da Família (USF) Humberto Mourão realizou, na tarde desta quarta-feira, 27, uma panfletagem na feira do São Conrado. A ação reuniu diversos profissionais da unidade de saúde, que distribuíram panfletos para os feirantes e também para as pessoas que transitavam pelo local.

Segundo a gerente da unidade, Ana Carolina de Sá, a panfletagem na feira foi importante para conseguir atingir um número maior de pessoas. “Aqui conseguimos orientar os moradores do bairro e também as pessoas de fora do bairro que vêm até a feira. Essa ação é a primeira que fazemos voltada para toda a comunidade, mas diariamente a unidade de saúde realiza palestras e orientações sobre o Aedes aegypti nas salas de espera, nós alertamos sobre todas as consequências que o mosquito pode trazer. Inclusive, é importante ressaltar que, na nossa área, três crianças foram diagnosticadas com Microcefalia, mas todas elas estão sendo acompanhadas pelos profissionais do Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca)”.  

O feirante Gildean de Jesus afirmou que essa orientação é essencial para conscientizar as pessoas. “Aqui na feira nós estamos sujeitos a pegar essas doenças transmitidas pelo mosquito, porque entramos em contato com muitas pessoas, então orientar é sempre bom”.

Já a feirante Joelma Alves, que vende no São Conrado, mas mora no Parque dos Faróis, gostou da panfletagem que foi realizada na feira. “Onde eu moro não conheço ninguém que está com nenhuma dessas doenças. Eu faço a minha parte para que o mosquito não se prolifere e depois que recebi essas orientações vou continuar evitando pegar essas doenças”, destacou.

A senhora Valdete Silva sempre compra na feira do São Conrado e afirmou que o filho já teve a Chikungunya. “Como meu filho pegou essa doença, hoje eu tenho um cuidado a mais na minha casa, cuido das minhas plantas e sempre retiro a água acumulada dos vasos de plantas. Também não deixo reservatórios abertos e sempre oriento meus vizinhos a fazerem o mesmo, porque um só fazendo não adianta”, ressaltou.