Centro-Dia de Referência promove carnaval para usuários

Assistência Social e Cidadania
03/02/2016 17h45

O Centro-Dia de Referência, unidade da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), promoveu uma prévia carnavalesca para as pessoas com deficiência que são referenciadas pelo equipamento público e seus familiares. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 3, e reuniu cerca de 40  pessoas na Travessa Canaã, no bairro Pereira Lobo, onde está localizada a unidade.    

Segundo a coordenadora em exercício, Joana Angélica Santos, a prévia carnavalesca foi pensada como bloco de rua para estimular a convivência em grupo, assim como o fortalecimento de vínculos comunitários.

“Fizemos um bloquinho de rua em frente a nossa unidade para que os usuários se sentissem em um carnaval de verdade. Nós, do Centro-Dia, buscamos a autonomia, a convivência e a satisfação de nossos usuários”, ressaltou Joana Angélica.

O Centro-Dia atende a jovens e adultos com deficiência e oferece atenção integral pelo dia, além de servir de apoio às famílias referenciadas. Na unidade, são desenvolvidas atividades que permitam a convivência em grupo, cuidados pessoais, fortalecimento de relações sociais e acesso a outros serviços e tecnologias que proporcionam autonomia e convivência.

Para solicitar o serviço, o cidadão pode procurar o Centro ou ser encaminhado à unidade por meio de busca ativa de outros serviços da rede socioassistencial, de outras políticas públicas ou por órgãos do sistema de garantias de direitos, como o Ministério Público.