Mais de 26 mil atendimentos realizados em janeiro durante o horário estendido

Saúde
05/02/2016 15h01

Consulta médica e de enfermagem, aplicação de vacina e dispensação de medicamentos são alguns dos serviços disponibilizados pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no horário estendido (das 17h às 20h) atualmente presente em 10 Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital sergipana. Em janeiro deste ano foram realizados 26.110 atendimentos por estas unidades. Implantado em setembro de 2014, o horário estendido fez 162.768 atendimentos no ano passado.

Exames de lâmina e mama

As pacientes que frequentam a Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem, no bairro Industrial, já têm ao seu dispor a realização de exames de lâminas e de mamas durante horário estendido. O serviço, que também é ofertado durante o dia, pode ser encontrado as terças, quartas e quintas, sem precisar de agendamento prévio e funcionando em sistema de portas abertas (a mulher chega ao local e sinaliza que deseja fazer os exames).

Segundo o coordenador da USF Dona Jovem, Wellington Franca, a procura vem atendendo as expectativas. “Desde dezembro estamos ofertando esses exames em nossa unidade, além dos que já realizamos normalmente. Até agora já fizemos 44 exames de lâminas e 33 exames de mama. Estamos trabalhando de portas abertas, então, todas as mulheres do bairro Industrial ou de qualquer região de Aracaju podem passar em um dos três dias dos exames e realizar seu procedimento. Caso já tenhamos completado a escala de atendimento, as pacientes já sairão com as datas de seus exames marcadas”, informou.

Wellington ainda pontuou que muitas mulheres aproveitam o horário noturno para colocar em dia seus exames e consultas. “Percebemos que muitas mulheres que trabalham durante o dia tiram esse horário noturno para se cuidar. Enquanto profissionais de saúde, nós incentivamos que essas pacientes se cuidem e observem quaisquer variações em seus corpos, podendo contar com nossa colaboração sempre que precisarem de apoio médico”, disse.

Desde o início do mês de fevereiro, a USF Hugo Gurgel, no bairro Coroa do Meio, também oferta exame de lâmina todas as quartas-feiras durante o atendimento estendido. “Além dos exames de lâmina, que está sendo ampliado para outras unidades após a unidade piloto, que foi a USF Dona Jovem, estamos ofertando também testes rápidos de HIV e Sífilis. Aos poucos estaremos incluindo outros serviços da atenção básica nesse horário estendido. Esse atendimento é espontâneo, então qualquer usuário de qualquer unidade pode procurar o horário estendido, até para realizar vacinas, marcação de consultas, entre outros serviços. O importante é que estamos conseguindo incluir serviços exclusivos da atenção básica nesse horário e está tendo uma procura muito boa da população”, explicou o coordenador da Rede de Atenção Primária (Reap), Murillo Oliveira. 

 

Confira as dez Unidades de Saúde da Família que funcionam até às 20h:

 

USF José Augusto Barreto (Av. Euclides Figueiredo S/N - bairro Japãozinho).

USF José Machado de Souza (R. Major Aureliano, 100 - bairro Santos Dummont).

USF Hugo Gurgel (R. Renato Fonseca Oliveira S/N - bairro Coroa do Meio).

USF Onésimo Pinto (Av. Rad. José Silva Lima S/N - bairro Jardim Centenário).

USF Celso Daniel (Trav. 5 S/N. conjunto Padre Pedro - bairro Santa Maria).

USF Augusto Franco (R. H 5 S/N - conjunto Augusto Franco).

USF Joaldo Barbosa (Rua Guanabara - bairro América).

USF Carlos Fernandes de Melo (Av. Lamarão - bairro Lamarão).

USF Dona Sinhazinha (Av. Hermes Fontes - Grageru).

USF Dona Jovem (Rua Altamira - Bairro Industrial).