Sema realiza vistoria na arborização da Escola Municipal Profª Áurea de Melo Zamor

Meio Ambiente
11/02/2016 13h56

A Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio dos Departamentos de Controle e Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizou, nesta quinta-feira, 11, uma visita técnica na Escola Municipal Profª Áurea Melo Zamor, localizada na Praça Dário Ferreira Nunes, s/n, Conjunto Orlando Dantas, bairro São Conrado, a fim de plantar novas árvores e hortaliças no local. A ação faz parte de um projeto elaborado pela Sema que foi inserido no cronograma letivo no ano de 2014 em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A instituição de ensino foi uma das primeiras a receber a arborização, mas, devido a uma reforma, algumas espécies tiveram que ser suprimidas.

Hoje houve a análise do espaço para ver quais mudas se adequam ao solo e quais devem ser replantadas. Entre as mudas estão o Ipê Roxo, o Cajueiro, a Pitanga e a Mangueira. Já para a horta vertical serão plantadas hortaliças como coentro, cebolinha, alface, entre outras. Na próxima semana, as equipes irão organizar a estrutura da escola para que os alunos iniciem o plantio. “A Sema realizou a visita com o objetivo de reforçar e monitorar o plantio, tanto das árvores como das hortaliças”, explicou a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Alana Vasconcelos.

A escola sensibiliza os alunos a cuidarem das árvores. Tanto no turno da manhã, como no turno da tarde os alunos realizam a manutenção, regam as plantas e as hortaliças da escola. Os jovens também são responsáveis pelas árvores que estão plantadas no entorno da instituição. “Nós zelamos por essas árvores, saímos para molhar lá fora, mas, infelizmente, a comunidade não está conscientizada. Muitas vezes acabam roubando e depredando as árvores e elas acabam morrendo”, esclareceu a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Profª Áurea Melo Zamor, Sandra Santana.

Para a coordenadora pedagógica, se houver a educação ambiental desde cedo, o futuro do nosso ecossistema será promissor. “Essas pessoas não tiveram a oportunidade que essas crianças estão tendo aqui de ter todo esse conhecimento. E crescendo nesse fluxo, nesse ritmo, com certeza o futuro será bem melhor”, declarou.