Reunião entre Prefeitura e Deso fecha cronograma para adiantamento das obras na Atalaia

Agência Aracaju de Notícias
11/02/2016 16h28

Na manhã desta quinta-feira, 11, o prefeito João Alves Filho se reuniu com o presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Carlos Melo, e representantes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) para falar sobre os andamentos da obra da Atalaia. A reunião aconteceu no canteiro de obras da Atalaia, nas proximidades do farol.

"Fechamos um cronograma que será cumprido, pois o importante foi estabelecido nessa reunião: um entendimento e harmonia. O grande erro de quando se faz obras estruturantes na cidade e que dependem de Estado e Município é quando se faz separado, mas nós já temos uma tradição de trabalhar com a Deso e o importante é que a Emurb é uma empresa de engenheiros e a Deso  também. É uma obra complexa, pois são 22 ruas e uma média de 1400 casas na localidade, então, é algo muito complicado. A PMA não faz só pavimentação, ela faz a drenagem e a Deso faz o esgoto. Esse diálogo com a Companhia tem sido produtivo, pois as obras são às vezes muito mais complexas do que pensamos", comentou o prefeito.  

Para o secretário Municipal da Infraestrutura, Luiz Durval, o trabalho aliado com parceria é o que vai fazer o diferencial na obra. "Eu acho para todo gestor público tem a obrigação de conviver em harmonia com todos os órgãos envolvidos. Uns dos entes que mais atua sobre as vias públicas em Aracaju: é a PMA e a Deso. Temos que trabalhar em perfeita harmonia, pois você pode ter uma obra feita pela prefeitura e ao concluir a Deso vim e abrir outra obra no mesmo local para fazer um trabalho semelhante que poderia ser realizado ao mesmo tempo",frisou.  

Já o presidente da Deso, Carlos Melo, afirma que em 30 dias a empresa já pode completar a parte de sua competência. "Foi uma reunião muito proveitosa, produtiva, onde cada um tem a responsabilidade de fazer uma parte da obra. Todos os entes envolvidos definiram um cronograma que dentro de 30 dias a parte que compete a Deso, de esgotamento, tem condições de dar conta. Assim sendo, a gente vai liberando umas ruas para que a Emurb possa fazer suas atividades de pavimentação. Hoje em dia para se fazer obras complexas e que depende da prefeitura nós temos que ter um alinhamento entre Deso, Emurb e Smtt. Senão não consegue concluir a obra", esclareceu o presidente.

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) irá auxiliar no fluxo da Mobilidade Urbana da região da Atalaia. " Vamos trabalhar com a sinalização e em parceria com a Deso para que a obra transcorra o mais rápido possível para que a via seja liberada", afirmou  Nelson Felipe.

Quando se trata de obra uma das maiores dificuldades da população é saber quem está trabalhando para melhorar a cidade. Desta forma,  o Secretário de Comunicação Carlos Batalha, solicitou ao Presidente da Deso para que as obras da Companhia sejam sinalizadas, visto que em muitos trechos, a população não sabem de quem é a obra que está sendo realizada. "O intuito é fazer com que a população saiba a instituição pública que está realizando, para o caso de alguma reclamação saber a quem fará. Essa é a nossa preocupação", asseverou Carlos Batalha que apresentou na reunião várias fotos da cidade onde a Deso está atuando e não existe a identificação devida, o que acaba confundindo de quem é a responsabilidade pela execução da mesma.