SMS soma forças com o Exército para combater o Aedes aegypti

Saúde
12/02/2016 12h38

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participará no próximo sábado, 13, da mobilização nacional do Exército Militar Brasileiro intitulada “Força Amiga”. A ação terá o ponta pé inicial a partir das 7h30 na sede do 28º BC. A estimativa é que 220 mil soldados das Forças Armadas (sendo 160 mil do Exército, 30 mil da Marinha e 30 mil da Força Aérea) de todo o País participem da ação de combate ao Aedes aegypti, com estimativa de visitação de três milhões de residências brasileiras num único dia. Em Sergipe, serão 640 homens trabalhando (cerca de 450 do 28º BC) visitando residências de Aracaju e Itabaiana.

“A SMS dará suporte através de sete Unidades de Saúde da Família (USFs) em diferentes bairros de Aracaju. Contaremos também com o respaldo de 50 alunos de Enfermagem da Universidade Tiradentes. Nossos profissionais estarão ainda no Ceasa com a equipe do Teatro da SMTT, que também estarão panfletando no semáforo da rua Laranjeiras com avenida Gentil Tavares. Ainda terá ações com caminhão da Emsurb, além de stands nos Shoppings Riomar e Jardins. Esse trabalho terá também o respaldo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil Municipal e Guarda Municipal. Todos juntos em colaboração com o Exército para combate essa praga chamada Aedes aegypti”, enfatizou a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Tereza Cristina Maynard.

Em entrevista à Imprensa Sergipana, o comandante do 28º BC, o coronel Marcos Aurélio Kuster explicou que a função dos soldados será conversar com a população sobre os riscos da displicência no trato com o mosquito. “Essa será a segunda etapa desta Campanha e a ideia é atingir o máximo de casas possíveis. Esperamos que ao final da ação tenhamos passado por 70 mil residências. É uma meta ousada, mas esperamos atingir a população com nosso trabalho. Vamos buscar a conscientizar todos de que estamos passando por uma guerra contra o mosquito. É preciso que todos se juntem com o objetivo de eliminar os focos”, disse.

Em Aracaju, a Campanha “Força Amiga” deverá passar por bairros que apresentaram índices elevados de infestação do Aedes aegypti, porém, abrangendo também regiões onde a situação se mostrou controlada. Nessa peleja, o Exército circulará pelo 17 de Março, Santa Maria, Bugio, Santos Dumont, 18 do Forte, 13 de Julho, Coroa do Meio, Atalaia, Industrial, Mosqueiro, Aeroporto, Robalo, Areia Branca, Suissa, Pereira Lobo, Getúlio Vargas e Farolândia.