Programa Saúde na Escola inicia estratégias de trabalho para 2016

Saúde
12/02/2016 14h19

O Programa Municipal Saúde na Escola (PSE) deu início nesta quinta-feira, 11, ao cronograma de visitas nas Unidades de Saúde da Família (USF) para sensibilização e organização dos trabalhos do ano de 2016. A primeira a receber a visita foi a USF Augusto Franco, no bairro que leva o mesmo nome da unidade. Todos os profissionais foram convocados a participar de forma ativa das ações do programa.

Segundo a referência técnica, Ilziney Simões, esta é uma oportunidade de reforçar a importância da continuidade do PSE, para promoção à saúde e prevenção de agravos nos escolares, como também alinhar os processos de trabalho. “No ano passado tínhamos 52 escolas participando do programa, este número deve ser mantido, embora haja algumas alterações quanto às escolas que devem participar, já que, este ano, nosso objetivo é priorizar as escolas de ensino infantil”, afirmou.

Ainda segundo ela, a intersetorialidade é o eixo principal do PSE, e por isso é tão importante a realização de encontros para que os profissionais entendam a sistemática do trabalho em conjunto, envolvendo educação e saúde. “O trabalho de promoção à saúde parte da contextualização das práticas educativas com base nas necessidades da comunidade”, destacou.

No próximo dia 17, acontece uma reunião geral com gerentes das 39 USFs envolvidas no programa e coordenadores das escolas, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, às 14h.