Dia Nacional contra o Aedes aegypti: João Alves participa ao lado do ministro da Integração

Agência Aracaju de Notícias
13/02/2016 15h21

 
Durante este sábado, 13, o Prefeito de Aracaju, João Alves Filho, participou ativamente da "Força "Amiga", uma ação nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A mobilização começou no 28º Batalhão de Caçadores, com a presença do Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, marcando a efetiva participação das Forças Armadas na ação. O prefeito colocou todos os trabalhos da Prefeitura à disposição da campanha, fruto de uma parceria entre os poderes Federal, Estaduais e Municipais, e que acontece simultaneamente em todo o país, com o tema ‘Um mosquito não é mais forte que um país inteiro’.

Todas as capitais estão sendo visitadas pelas comitivas. As áreas escolhidas para receber as visitas foram as que apresentam maior índice do foco do mosquito. Somente em Sergipe, foram quase 650 militares envolvidos na mobilização. 

Depois de encerrada a solenidade no 28º BC, toda a comitiva, que engloba equipes do Governo Federal, Estadual e Municipal, seguiu para a Unidade Básica de Saúde Oswaldo de Souza, na Rua Laranjeiras. Na região, realizaram visitas aos moradores e comerciantes para conscientizar sobre o combate ao mosquito. De lá, seguiram para o Mercado Albano Franco e para as proximidades do Morro do Urubu, entre outros pontos trabalhados pelas equipes da Força Amiga.

O Prefeito João Alves Filho diz que recebeu a campanha com muita satisfação. "Semelhante ao que aconteceu com a febre amarela, no século passado, que foi uma luta liderada pelo Oswaldo Cruz, um gênio da saúde brasileira, não dependeu exclusivamente do poder oficial, como o governo federal, estadual e municipal, até porque não existe um remédio que possamos entregar e resolver o problema. É preciso que também aconteça uma mobilização de toda a sociedade e essa conscientização é necessária. Só nós, aqui de Aracaju, estamos com mil e cem homens nas ruas, onde 900 são agentes de saúde. O trabalho destes profissionais tem uma amplitude fantástica, pois eles têm grande credibilidade na área em que atuam. O único remédio que temos hoje é a mobilização de toda a sociedade. Nós estamos levando essa mensagem para toda a população como forma de prevenção deste grande problema”, ressalta.

O Ministro da Integração Nacional, Gilberto  Occhi, lembra que o trabalho hoje engloba mais de 260 mil militares no Brasil inteiro, que se juntam a outras forças municipais e estaduais. “O nosso trabalho de hoje é de sensibilização, onde estão sendo entregues materiais para as famílias. Neste material eles terão um informativo e receberão a visita das Forças Armadas, que têm uma credibilidade muito grande, para que assim possamos realizar o nosso trabalho. A partir da semana que vem, eles começam a trabalhar, efetivamente, no combate. Eles irão direto ao foco, identificando e colocando larvicida, onde 50 mil militares foram treinados nos últimos dias para se aliar aos trabalhos dos agentes de saúde”, declara o Ministro.

Gilberto Occhi ainda ressalta que o Ministério da Saúde estará fornecendo todo o material necessário. "O Governo Federal já encomendou 10 toneladas de larvicida e repelentes, que serão entregues para mulheres grávidas que estejam inscritas no CAD único. Além disso, as Forças Armadas estarão sempre à disposição para qualquer chamado da população no combate ao mosquito". 

O Secretário municipal da Saúde, Luciano Paz, lembra que esta é uma força tarefa nacional. “A Prefeitura disponibilizou todos os seus agentes de saúde para esta ação e já vinha atuando desde o começo de dezembro e hoje vamos nos juntar a estas forças para disseminar, junto à população, o trabalho de prevenção. Na verdade a intenção hoje é de sensibilizar e conscientizar a população da importância deles nesse processo de trabalho contra o Aedes”, declara.
 
Segundo o coordenador da campanha, o Coronel Gladson, chefe da 19ª CSM (Circunscrição de Serviço Militar), o efetivo está hoje nas ruas dos municípios mais populosos fazendo visitas às residências, principalmente, informando acerca do mosquito. "A fase informativa será só hoje e entre os dias 15 e 18 de fevereiro retomaremos as visitas às residências e verificação dos focos do mosquito", declara.
 
As pessoas visitadas equipe da Força Amiga foram muito receptivas, pois reconhecem a importância do ato e a gravidade das doenças. Maria José Ferreira teve a sua casa vistoriada e foi parabenizada pelo o cuidado que tem para evitar a proliferação. "Eu estou emocionada em receber pessoas tão importantes na minha casa. Sei o quanto esse trabalho é importante, por isso faço a minha parte", diz.
Para Marília Martins, moradora do centro da cidade, o papel da população é fundamental. "Acredito que o poder público precisa ter esse compromisso, mas nós precisamos ter o bom senso e cuidar do nosso espaço. É um trabalho de formiguinha, onde cada um deve fazer a sua parte", afirma.
 
Bairros visitados:
17 de Março
Santa Maria
Bugio
Santos Dumont
18 do Forte
13 de Julho
Coroa do Meio
Atalaia
Industrial
Mosqueiro
Aeroporto
Robalo
Areia Branca
Suissa
Pereira Lobo
Getúlio Vargas
Farolândia