Secretário da Fazenda apresenta balanço do último quadrimestre de 2015

Fazenda
15/03/2016 17h24

Cumprindo a Lei de Responsabilidade fiscal, o secretário municipal da Fazenda, Jair Araújo, compareceu nesta terça-feira, 15, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para apresentar a avaliação do Cumprimento das Metas fiscais referente ao terceiro quadrimestre de 2015. Na ocasião, o secretário detalhou o modo como a administração pública aplicou os recursos municipais durante aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do ano passado.

Em um comparativo entre os balanços quadrimestrais apresentados em 2015, o gestor garante que no final do ano foi possível perceber uma melhora significativa nas contas do município. Ele ressalta que estava complicado equilibrar as receitas e despesas públicas de Aracaju, além de não conseguir dar de conta das responsabilidades respeitando o limite prudencial.

"Este relatório do último quadrimestre representa  o período que cheguei à secretaria da fazenda e me empenhei em tentar o reverter o quadro crítico em que nos encontrávamos. A crise que a gente vivencia e com as finanças combalidas, as coisas iam piorando e afunilando. Você vai ficando com angustia porque tem uma série de contas para resolver e tentar fechar o ano com resultados positivos ainda tendo três folhas no final do ano que você tem que pagar", recorda.

 De acordo com Jair, apesar do cenário crítico que a prefeitura vivenciou ao longo de 2015, foi possível amenizar a situação mudando-se o modo de gerenciar os recursos. "Não tivemos outro jeito senão juntar ao corpo técnico da secretaria e aos auditores e pensarmos uma forma de aumentar nossas receitas próprias. Frente as frustrações dos repasses federais e estaduais, conseguimos driblar as adversidades e até nos surpreendemos positivamente ao final do ano", recorda. O secretário salienta que "as metas estão sendo alcançadas com as receitas próprias do município em um esforço de todos que fazem o tesouro. Conseguindo crescer em 12, 13 e 14% a cada mês e permitindo que essa equação fosse ajustada".

Dados do balancete do mês de agosto do ano passado revelam que o município estava acima do limite prudencial. Diante deste cenário, a Secretaria Municipal Fazenda precisou recuar e conter os gastos. "Se não tivéssemos feito isso, o erário público poderia ficar comprometido. Já não podemos contar com recurso vindo dos governos federal e estadual, então, tivemos que nos conter. Graças a isso, conseguimos ficar bem abaixo do limite prudencial e longe do limite da Lei de Responsabilidade fiscal. Fechando nosso resultado com certo conforto e buscando ânimo para que a gente continue buscando um caminho cada vez melhor agora em 2016", avalia.

Mesmo diante dos avanços frente ao cenário de crise que assola todo país, o secretário da fazenda não nega que o presente ano pode ser complicado para gerir os recursos municipais. "Estamos trabalhando alguns projetos de aumento de receita, buscando com planejamento e com trabalho duro trazer resultados positivos, pois, nós ainda temos desafios muito grandes em 2016", adverte Jair Araújo.