Canarinhos se apresentam para crianças de CRAS da capital

Assistência Social e Cidadania
08/04/2016 08h30

Promover a cidadania de crianças e adolescentes, através da música, da dança e do teatro.  Essa é uma ideia que deverá ser viabilizada em breve nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da capital sergipana. Para adentrar nesse cenário, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) convidou a orquestra do Instituto Canarinhos de Sergipe para se apresentar na unidade socioassistencial do Risoleta Neves, nesta quinta-feira, 7.

O evento reuniu mais de 50 crianças que são assistidas nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos dos CRAS da Cidade Nova, Porto D’Anta , Coqueiral e bairro Industrial. “Através dessa parceria com o Canarinhos de Sergipe, queremos proporcionar às crianças a oportunidade de mostrar a inclusão social por meio da música. Esse evento foi possível graças ao apoio da Semfas e ao empenho das equipes dos CRAS Risoleta Neves, Pedro Averan, Porto D’Anta e Coqueiral”, destacou a coordenadora do CRAS Risoleta, Luciana Cruz.

A secretária municipal da família e da assistência social, Maria do Carmo Alves, assistiu todas as apresentações e lembrou dos benefícios da música. “Além de promover a cidadania e a inclusão social, a música também é importante para a saúde. Quando estive em tratamento (de saúde) o médico me passou a cantoterapia que auxilia no tratamento de doenças. Essa atividade foi essencial para a minha melhora”, relata a secretária, destacando que irá viabilizar aulas de música, dança e teatro nos CRAS de Aracaju.  

Na oportunidade, o professor do Instituto Canarinhos, Carlos Magno, enalteceu também a participação de pessoas com deficiência no grupo. “Faço questão de mostrar que todas as nossas crianças são iguais, provenientes de escolas públicas, e buscam na música ficarem longe do que não presta. E que é possível incluir também as pessoas com deficiência. Fico feliz de estar aqui e mostrar às outras crianças a realidade através da música”, afirma o professor.

Para Pedro Santos, 7 anos, ver a apresentação dos Canarinhos demonstra que qualquer criança pode aprender a tocar flauta doce, violoncelo, violino ou percussão. “Hoje a gente viu que se a gente quiser também pode cantar  e aprender a tocar um instrumento. O professor disse que todos podemos aprender”, disse.