Obra da avenida Euclides Figueiredo se concentra na drenagem

Infraestrutura
14/04/2016 14h36

Transitar pela avenida Euclides Figueiredo ficará mais seguro e cômodo muito em breve. A Prefeitura de Aracaju deu início à obra que pode significar um dos exemplos mais concretos de ampliação da mobilidade e da infraestrutura de toda a Zona Norte da capital: o alargamento da Euclides Figueiredo. Após tomar todas as providências técnicas e sociais para contemplar, tanto o ambiente do entorno, quanto as pessoas que possuem imóveis às margens da via pública, a administração municipal passou a atuar nos primeiros trechos.

Nos últimos dias, a obra entrou em uma nova etapa. Uma das avenidas mais movimentadas da Zona Norte recebe as novas instalações na rede de drenagem, para que os alagamentos, um dos problemas constantes do local, sejam equacionados de forma definitiva.

O alargamento é uma necessidade para possibilitar maior fluidez no trânsito e uma antiga demanda dos aracajuanos que usam diariamente a via para se descolar para outros bairros ou ainda para o município de Nossa Senhora do Socorro.

A partir de um moderno projeto técnico e de engenharia de trânsito, a reconfiguração geométrica consiste no aumento lateral das medidas da avenida, que passará a ter 12 metros de largura, o dobro do tamanho atual. Estão sendo aplicados cerca de mais de R$ 8 milhões, com recursos conveniados, a obra contempla ainda a urbanização e a implantação de um moderno sistema de iluminação que vai cobrir os trechos no cruzamento da avenida Maranhão até as proximidades da ponte do Rio do Sal.

A obra está dividida em quatro trechos devidamente estudados e planejados em que serão executados os serviços paulatinamente, em conjunto com as concessionárias, sem precisar interromper o trânsito. 

O Governo Municipal trata como uma das maiores prioridades entre as 42 duas obras em andamento, já que vai proporcionar uma grande melhoria da mobilidade do local, que sempre teve tráfego constante de veículos que transitam entre os bairros Lamarão e Santos Dumont e o município de Nossa Senhora do Socorro.

Neste momento, a firma contratada para executar a reconfiguração geométrica reduziu a quantidade de profissionais na obra, já que a nova rede de drenagem é um trabalho de baixa complexidade. Porém, quando for retomada a parte do aumento lateral, volta a disponibilizar o contingente que conta com mais de 60 trabalhadores e 23 maquinários.

Investimento

Além do alargamento da av. Euclides Figueiredo, a atual gestão da PMA investiu em diversas outras obras na Zona Norte, a exemplo de construção de Unidades Básicas de Saúde, reforma de EMEF's e praças, e entrega de unidades habitacionais como o Vitória da Resistência, no bairro Lamarão, totalizando mais de R$ 68 milhões.